22 de mar. de 2013
Depois de todos os preparativos que
aconteceram no sábado dia 27-08-1881 finalmente é chegado o dia da inauguração
da ferrovia.Domingo dia 28 de agosto de 1881,na estação de Sítio todos aguardam
a chegada do imperador Dom Pedro II e sua comitiva,eles chegam antes das 06:00h
da manhã no trem da E.F. Dom Pedro II (Central do Brasil),um trem mais que
especial da EFOM já está na estação,a locomotiva que irá tracioná-lo na viagem
inaugural será a Nº 1, uma Baldwin American do tipo Montezuma com configuração
inside-frame (sem contra-balanços) e o maquinista que terá a honra de
conduzí-la será o Sr. Felipe Marcheti (uma vila e uma rua em São João del-Rei
levam seu nome).
Após a benção da nova estrada de
ferro, a primeira genuinamente mineira, o trem deixa a estação de Sítio e parte
para a outra ponta da linha, ou seja, São João del-Rei, dá até para imaginar a
euforia das pessoas vendo pela primeira vez o tal "cavalo de ferro"
soltando fumaça pelos verdes campos de Minas Gerais.
O
trem finalmente chega a São João del-Rei à noite,o apito e o sino da locomotiva
anunciavam a chegada dos ilustres passageiros, depois do desembarque na estação
de São João del-Rei a cerimônia ainda continuou com queima de fogos e
apresentação da banda.
Tudo ocorreu com o esperado e estava inaugurada a Estrada de Ferro Oeste de Minas.
Tudo ocorreu com o esperado e estava inaugurada a Estrada de Ferro Oeste de Minas.
Assinar:
Postagens (Atom)