Nigel Amon - Cubisme Africain

Nigel Amon   -   Cubisme Africain

10 de fev. de 2018

Raro uma foto tão linda. composição mil.


Esta é uma das peças duma reportagem sobre o Nordeste, publicada em 1968 no Século Ilustrado. Roby Amorim conta-nos a história da emigrante no Canadá que regressou a Fonte de Aldeia. " Novos hábitos, novas maneiras de vestir, mas a mãe apesar do dinheiro que vem de fora, mantém-se fiel às tradições".
Eduardo Gageiro fotografa.
Maravilhosos jornalistas que por palavras e por imagens, apesar da censura vigente, resistiam e mostravam o país real.

http://diasquevoam.blogspot.com.br/


9 de fev. de 2018

Tijolos Lego são altamente tóxicos e venenosos? A Universidade de Plymouth mostra que sim
















O estudo da Universidade de Plymouth realizado em 200 brinquedos tipicamente encontrados em casas, lojas de segunda mão e instituições de creche, mostrou um quadro mais de perigoso. Ao testar nove elementos altamente tóxicos e venenosos, incluindo chumbo, bário, bromo, cromo e selênio veio a surpresa.

Os tijolos Lego estavam entre os 20 brinquedos que tem as nove substâncias prejudiciais, que, se ingeridas em pequenas quantidades durante um longo período de tempo, podem ser prejudiciais a saúde.


Os níveis dos elementos não cumprem os valores-limite da União Europeia, que só se aplicam aos brinquedos novos, e não aos de segunda mão. Os itens de plástico vermelho, amarelo e preto foram os piores culpados. Todos tem alta concentração de material nocivo.

Os resultados do estudo acabam de ser publicados pela Environmental Science and Technology e, de acordo com seu autor, Dr. Andrew Turner, eles fazem uma leitura sombria para o fabricante dinamarquês de brinquedos.




“Lego tijolos, por exemplo,  da década de 1970 e 80 são a grande falha neste processo de conter substância tóxicas”, disse ele à BBC. “Brinquedos naqueles dias não eram testados”.Fonte CPH Post(#Envolverde)

8 de fev. de 2018

Notícias 963


Colômbia, Medellín

Yokasta40, uma boa professoracolombiana da cidade de Medellín, perde o marido, o emprego e pode ser presa por enviar fotos provocantes pelo celular para avaliar seus alunos, e ajuda-los, dando muito além de pontos a mais em sua matéria para alguns deles.



pra passar de ano sem estudar?
O que pode justificar
 submeter um garoto a
tamanho sacrifício?


...pelo fim da inadimplência, acredito 



leitura:  Portal La República, do Peru


Ohio, Estados Unidos

Conhece o Estado Ohio, nos Estados Unidos? Na verdade, só o que nos mostra a televisão brasileira é Nova York, Califórnia, Florida, onde não tem nada como em Ohio. Lá, um deputadorepublicano, Wes Goodman, renunciou porque foi flagrado fazendo sexo com outro homem, enquanto o seu perfil na internet defende o casamento natural, entre homens e mulheres. 

pesquisa: Diário "Columbus Dispatch"



Brasil, Paraná


Após fugir com um grupo de detentos do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, Paraná, um homemse arrependeu e ligou para que a Polícia Militar fosse buscá-lo. 


Ipiaú, Bahia



Maria das Graças Mendonça (PP), prefeita de Ipiaú, publicou no diário oficial um edital para aquisição de 200 pendrives, no valor de R$ 36.000,00. Na cidade, queriam remédio.


Gandu, Bahia,


A prefeitura de Gandu, Bahia, pretende gastar mais de R$ 500 mil com fornecimento de lanchepara órgãos da administração pública. O contrato prevê a confecção de salgados diversos, doces e bolos em plena crise.

pesquisa:  Blog do Zebrão 

CURAR - ( athenarei )


por Tom Odell


Tome a cabeça e tome minha dor,
Como uma garrafa vazia toma a chuva.

E curar, curar, curar, curar.

E pegue meu passado e pegue meus pecados,
Como uma vela vazia leva o vento.

E curar, curar, curar, curar.

E me diga algumas coisas por último.
E me diga algumas coisas por último.

Pegue meu coração e pegue minha mão,
Como um oceano leva as areias sujas.
E curar, curar, curar o inferno!

Tome a cabeça e tome minha dor,
Como uma garrafa vazia toma a chuva.
E curar, curar, curar o inferno!


E me diga algumas coisas por último.
E me diga algumas coisas por último.
E me diga algumas coisas por último.
E me diga algumas coisas por último.


5 de fev. de 2018

prontos para encarar o futuro


Ian Anderson & Neue Philharmonie Frankfurt Orchestra - Live 2004


James Duncan - bateria , percussão
John O'Hara - teclados , acordeão
Solo [ editar ]

Ian Anderson joga o Orchestral Jethro Tull é um álbum ao vivo e DVD do vocalista de Jethro Tull , Ian Anderson , com Neue Philharmonie Frankfurt , conduzido por John O'Hara. O DVD foi gravado no Rosengarten em Mannheim em 8 de dezembro de 2004.
O concerto fazia parte de uma série do mesmo nome. Anderson, O'Hara e a orquestra visitaram a Europa e os Estados Unidos ao longo de 2004 e 2006.


Fé, arte e tecnologia: só alegria.


Observando a posição da câmara e a alegria das religiosas,...


Terremoto em Lisboa.













Pesquisando sobre o grande terremoto de Lisboa, em 1755, encontrei uma matéria sobre a Exposição de João Glama Stöberle, intitulada Anatomia de um Quadro, no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa. Lá, o quadro  O Terramoto de 1755,

[A importância dessa pintura ultrapassa-a. O terramoto de 1755 uma catástrofe que destruiu Lisboa ecoou por toda a Europa com enormes repercussões no mundo filosófico, científico e político. Aconteceu numa época de grandes transformações sociais quando o iluminismo e o capitalismo lançavam as bases das sociedades modernas nalguns países da Europa Ocidental.

Os primeiros embates em Portugal foram entre os jesuítas e o Marquês de Pombal. Os jesuítas dominavam o país espiritual e temporalmente. Controlavam o ensino, opondo-se às reformas do marquês que introduziam a investigação experimental e as ciências da natureza de acordo com os padrões científicos mais avançados na Europa. Tinham um imenso poder económico, sobretudo no Brasil, em que se subtraíam aos impostos do Estado. O terramoto abriu um campo de batalha privilegiado. O jesuíta Malagrida escreveu um panfleto “Juízo da Verdadeira Causa do Terramoto” em que atribuía a catástrofe a um castigo de Deus pelas políticas do reino, ameaçando quem não contribuísse generosamente para os cofres religiosos com novos castigos divinos. Contrariava frontalmente o Marquês de Pombal que tinha proclamado que o sismo era um fenómeno natural, não tinha nada de religioso. O embate era sobretudo político, acabaria com a expulsão dos jesuítas e o reforço dos poderes do marquês. No estrangeiro o debate era sobretudo filosófico. Rousseau e Kant procuraram explicações científicas para o sucedido, destruindo as especulações religiosas, os significados supersticiosos. Voltaire no “Poema sobre o Desastre de Lisboa” refuta as teorias de Poppe e Leibnitz de o terramoto ser uma consequência inelutável da natureza humana submetida à justiça de Deus. Em “Cândido ou o Optimismo” faz desembarcar os protagonistas, Cândido e o seu mestre Dr. Pangloss, em Lisboa no dia do terramoto. O jovem acredita que é o Dia do Juízo Final, o mestre uma questão vulcânica. Uma alegoria sobre a ingenuidade e a exploração da ingenuidade.


A pintura de João Glama é uma obra inacabada depois de trinta e seis anos de trabalho. É uma panorâmica de todas as catástrofes que destruíram Lisboa. Pessoas de todas as condições sociais, abismam-se com o tremor de terra, os incêndios, o maremoto. São mortos, moribundos, gente paralisada pelo terror e que socorre os sobreviventes, chora os mortos num cenário de ruínas.

O quadro restaurado por Teresa Serra e Moura, técnica de conservação e restauro do MNAA, que dada a escassez das figurações tem sido o mais utilizado para o representar o terramoto, está em exposição na Sala do Tecto Pintado do museu, apoiado num profundo e esclarecedor estudo de Alexandra Markl e Celina Bastos que determinaram que o pintor se encontrava em Lisboa, na Igreja das Chagas tendo fugido para um descampado onde está agora localizada a Associação Nacional de Farmácias. Concluem as historiadoras, baseadas na muita documentação consultada, que João Glama começou a pintar o quadro imediatamente, quase sem desenhos preparatórios recuperando alguns dos personagens de estudos muito anteriores, alguns feitos quando estava em Roma. O propósito do pintor era “escrever” uma narrativa feita de fragmentárias narrativas em que também participa. Dar uma ideia “cinematográfica” do acontecimento num cenário de destruição e desolamento que o tratamento das ruínas acentua. Em tantos anos de trabalho Glama vai mudando perspectivas e personagens, como as análises de raio-X revelaram. Provavelmente o impacto do terramoto em Portugal e no mundo, conduzem-no a alterações que não sendo substantivas não deixam de ser relevantes].

São Tomé

















Que foto linda. Nítida transparência. Também andei com palito no canto da boca por um bom tempo. Na infância vi muitos senhores fazendo assim.  Não espera, não pede, não chora. Inerte ali, sem dizer tudo, sem querer nnda.