Nigel Amon - Cubisme Africain

Nigel Amon   -   Cubisme Africain

9 de jul. de 2015

Maria Fumaça tem horários extras em julho


De São João Del Rei a Tiradentes, num trajeto de 12 quilômetros a Maria Fumaça pode levar até 280 turistas EM UM TRADICIONAL PASSEIO que terá horários extras durante as férias de julho/2015.

 Serão 102 viagens, que normalmente já acontecem às sextas-feiras, sábados e domingos e, entre os dias 9 e 30 de julho, também haverá saídas nas quartas e quintas-feiras. Serão 70 viagens extras durante o mês.

Para comemorar os 134 anos da inauguração que aconteceu em 1881, por Dom Pedro II, ligando as cidades de Antônio Carlos e São João Del Rei, (Em 1981, teve o seu trajeto reduzido, circulando apenas entre SJDR/TIRADENTES), o poder público em Antônio Carlos, na Praça Central, soltou fogos, após concluir a demolição de um "Patrimônio Histórico", uma construção, com 78 metros de comprimento.   

Horários:

Dia 5 de julho:
São João Del Rei: 10h e 13h
Tiradentes: 11h e 14h

Dias 15, 22 e 29 de julho
São João Del Rei: 10h e 13h
Tiradentes: 11h e 14h

Dias 9, 16, 23 e 30 de julho:
São João Del Rei: 10h e 13h
Tiradentes: 11h e 14h

Dias 10 e 31 de julho:
São João Del Rei: 10h e 15h
Tiradentes: 13h e 17h

Dia 11 de julho:
São João Del Rei: 10h, 13h e 15h30
Tiradentes: 11h, 14h e 17h

Dias 17 e 24 de julho:
São João Del Rei: 10h, 13h e 15h30
Tiradentes: 11h, 14h e 17h


Dias 18 e 15 de julho:
São João Del Rei: 10h, 12h e 14h e 16h
Tiradentes: 11h, 13h, 15h e 17h

Dias 12, 19 e 26 de julho:
São João Del Rei: 10h, 13h e 15h
Tiradentes: 11h, 14h e 16h

6 de jul. de 2015

[Cuba] Posição do Taller Libertario Alfredo López sobre a libertação de prisioneiros e o restabelecimento de relações diplomáticas pelos governos de Cuba e dos Estados Unidos

 nos fios
os pássaros
escrevem música

Eugénia Tabosa

1.  A “normalização” de relações entre os poderes governamentais dos Estados Unidos e de Cuba deveria contribuir para eliminar numerosos e antiquados impedimentos impostos (por estes mesmos governos) aos relacionamentos humanos elementares entre ambas as nações.

2.  Alegramo-nos conjuntamente com aqueles que saíram de trás das grades, e com suas famílias que acabam de receber em casa os entes queridos em liberdade – por fim! – depois de muitos anos de reclusão “legal”.

3.  No entanto, desconhecemos os termos desta negociação. Trata-se de um passe de mágica que contribui para uma mentalidade milagreira, e nos deixa como espectadores passivos.

4.  Preocupa-nos, ademais, que se criem novas oportunidades para que o capital explore “mais” e “melhor” as nossas gentes.

5. Que se intensifique o conformismo, a insignificância e a miséria, através de mais consumismo, mais devastação do meio ambiente e mais invasão da cultura de massas; e é que...

6. O imperialismo norte-americano segue em pé.

7. O autoritarismo cubano segue em pé.

8. A Base Naval de Guantánamo não foi desmantelada e continua a alojar uma prisão internacional dotada de um centro de torturas.

9. Assim, não basta libertar um grupo de prisioneiros, nem sequer bastaria com o fechamento de uma prisão especialmente odiosa: todas as prisões do mundo devem fechar.

10. Tampouco basta que os Estados Unidos desmobilizem a sua “guerra fria” e conciliem posturas sobre um conjunto de pontos: a verdadeira reconciliação entre os povos acontecerá quando deixarem de existir Estados.

11. Menos ainda basta acabar com o bloqueio dos mercados para que os detentores dos meios de exploração do trabalho alheio e da natureza negociem entre si: tal exploração deve desaparecer já.

12. Portanto esperamos que, agora que no horizonte se vislumbra o possível desmantelamento do bloqueio-embargo, que isto não se trâmite apenas desde as instâncias executivas, mas que todos os cubanos e estadunidenses tomem parte com suas vontades.

Continuaremos a nossa luta contra todas as dominações: luta ecologista, anti-imperialista, anticapitalista e antiautoritária, em solidariedade com os camaradas no resto do mundo.

Liberdade sem socialismo é privilégio e injustiça; Socialismo sem liberdade é brutalidad
e e tirania.

Havana, 19 de dezembro de 2014


Taller Libertario Alfredo López

Je suis Charlie


Há vários anos @macpremo e @digbyandiona fizeram estes lápis usando a famosa mensagem de Woodie Guthrie que teve na sua guitarra.
Hoje este significado tem mais volume. Sendo morto por suas opiniões políticas ou religiosas, o que você escreve ou o que você desenha, é intolerável. Liberdade de imprensa brilha uma luz sobre a sociedade e as ações de todos. É somente através de uma imprensa livre e a liberdade dos artistas de falar abertamente que já não vivemos na idade das trevas. Só espero que esta ignorância não conduza a um ciclo de retaliação ignorante e uma espiral em direção a idade das trevas.
Por Oliver Jeffers

Séc. XXI

 “Os escravos do século XXI não precisam ser caçados, transportados e leiloados através de complexas e problemáticas redes comerciais de corpos humanos. Existe um monte deles formando filas e implorando por uma oportunidade de trocar suas vidas por um salário de miséria. O “desenvolvimento” capitalista alcançou um tal nível de sofisticação e crueldade que a maioria das pessoas no mundo tem de competir para serem exploradas, prostituídas ou escravizadas.”

— Luther Blissett

"Congresso Internacional do Medo"

Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio, porque este não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte.
Depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.


Carlos Drummond de Andrade

Esse poema pertence a 2ª fase do Modernismo brasileiro (poesia), mais especificamente da 2ª fase da poética drummoniana e está estruturado em uma única estrofe de 11 versos sem rimas externas. Além disso, possui versos de tamanhos variados (sílabas poéticas distintas também) e ritmo longo, tornando-o lento, principalmente por causa do acumulo de vírgulas que dão uma ideia de pausa.

Percebemos, ainda, a quantidade de léxicos que estão no mesmo campo semântico dos sentimentos (“amor”, “ódio”, “medo”) que se distinguem entre si no contexto do poema e observamos que o substantivo abstrato “medo” prevalece, pois há um destaque maior para esse sentimento e o título apenas ratifica essa afirmação “Congresso Internacional do Medo”. A partir desse título, verificamos que se trata de um sentimento específico do Brasil, mas do mundo como um todo – internacional. Logo, o medo, para o poema, é universalizado.

O medo está vigorando em vários lugares e em várias ações, por isso, não seria conveniente tratar do “amor” ou do “ódio”, mas deve-se comentar sobre o medo, desse sentimento que gera desequilíbrio, angústia, dúvida insegurança e serve, paradoxalmente, como um verdadeiro pai e seguidor, devido do contexto social da época, pois o período que o poema foi escrito tinha um pano de fundo em clima de Guerra mundial, túmulo, morte, dor, sofrimento e muito medo. Trata-se de um medo de tal força que esteriliza os braços (estanca a força humana), pois se vive em um mundo que está em caos: com ditadores, soldados, mortes e esses fatores deixam as pessoas desequilibradas e apavoradas.

Após analisarmos o poema de forma superficial, observamos também o mesmo através de outros prismas e um deles é o sintático. Percebemos que a palavra medo ganha destaque em todo o poema, pois quando não é objeto direto da ação (cantaremos o medo), uma vez que ele é objeto central do tema; trata-se de um adjunto adverbial de modo; ou seja, o modo que se encontra toda uma sociedade que está amarela de medo; uma sociedade que precisa fazer um Congresso para expor suas dúvidas, seus medos de estarem no mundo e, através de uma constante reflexão, há a busca de resolver esse problema para evitar a dominação total desse medo ou a fuga através da morte. Além disso, há uma constante repetição do artigo definido /o/ e ele, na maioria das vezes, acompanha o substantivo abstrato de maior importância dentro desse poema. O artigo definido, portanto, define e objetiva o nosso corpus de trabalho (“o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas”).

Outro prisma que foi abordado foi o estilístico e nele percebemos que o poema possui algumas figuras de linguagem: uma é a personificação dos substantivos abstratos (principalmente o medo);  outra seria o uso constante de repetições para chamar atenção do leitor, pois o medo , como se sabe, é uma constante na vida do homem em meados dos anos 40 e transforma essa vida em um verdadeiro caos que é constante, tais quais essas repetições. Além disso, há os recursos sonoros, pois apesar de não haver rimas externas no poema, há rimas internas e a predominância é de encontrarmos aliterações, pois a repetição sonora da vogal “o” é bem visível (“existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,”).


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Conclusão

Por se tratar de um poema crítico - reflexivo da segunda fase drummoniana, percebemos, por fim, que através de uma linguagem simples e de usos constante de repetições, pode provocar no leitor  uma reflexão profunda, pois o medo torna-se tão poderoso que chega a ser agressivo. Então, através do poema, chegamos a uma conclusão que Drummond busca sérias transformações sociais e políticas para evitar que o negativo contexto vivido, principalmente, na Segunda Guerra Mundial não se torne uma continuação para os anos seguintes a ponto de nos deixar amarelos e inseguros de medo, como o poema aborda.

por  Veridiana Rocha