Nigel Amon - Cubisme Africain

Nigel Amon   -   Cubisme Africain

2 de fev. de 2019

Leda e o Cisne - Amores dos Deuses



Cornelis Bos 
Flamengo, ca. 1510 - antes de 1566 
depois de Michelangelo Buonarroti, 1475-1564 
Leda e o cisne , depois de 1537 Presente de Gravura de George C. Kenney II e Olga Kitsakos-Kenney


Em sua busca ao longo da vida para adquirir todas as coisas em italiano, François sempre buscou atrair as maiores luzes da pintura italiana - incluindo Leonardo, Andrea del Sarto e Michelangelo - para sua corte. Enquanto ele conseguiu convencer o idoso Leonardo a entrar em serviço em 1516 e, ao fazê-lo, obteve a Mona Lisa para a França, a jornada transalpina foi difícil e perigosa, e nem Andrea del Sarto nem o notoriamente supercomprometido Michelangelo aceitaram O convite de François.

No entanto, um raro painel de pintura de Leda and the Swan, de Michelangelo, chegou à França na posse do pupilo de Michelangelo, Antonio Mini, que parece tê-lo vendido a François. Entrou na coleção real em Fontainebleau no início da década de 1530, e o pintor da corte de François, Rosso Fiorentino, até pintou uma cópia dela. A pintura foi perdida desde então. Esta gravura, gravada e publicada pelo artista flamengo Cornelis Bos, é o único registro da pintura concluída de Michelangelo. Bos, cujas primeiras gravuras datam de 1537, deve ter visto o trabalho em Fontainebleau durante uma viagem para a França em algum momento após essa data.

A história de Leda vem de Metamorfoses de Ovídio e fala de uma donzela mortal que foi seduzida por Júpiter na forma de um cisne. Como tal, a imagem pertence ao tema dos Amores dos Deuses. François parece ter ficado particularmente intrigado com a ideia de um governante poderoso feito tolo o suficiente pelo desejo excessivo e apaixonado de se transformar em um animal, e ele adornou sua esplêndida galeria em Fontainebleau com afrescos de vários deuses em buscas amorosas semelhantes. Os contemporâneos apreciavam o erotismo da cena, enquanto se beneficiavam de uma lição moral.