Nigel Amon - Cubisme Africain

Nigel Amon   -   Cubisme Africain

26 de jan. de 2016

Procurando "qual foi o primeiro filme feito no Brasil"? Encontrei uma resposta

FOTO Ícaro Yuji 
Embora não haja registro oficial, acredita-se que tenha sido uma tomada de menos de um minuto da Baía de Guanabara, realizada pelo imigrante italiano Afonso Segretto, em 1898.

O nosso primeiro longa-metragem de ficção viria em 1908, pelas mãos de Antônio Leal. Com 40 minutos de duração, a película era baseada em um crime ocorrido dois anos antes, que havia causado grande comoção na opinião pública. A encenação mostrava dois assassinatos (um na praia e outro, seguido de roubo, em uma joalheria), a investigação dos casos e, ao final, os bandidos na cadeia. 

As famílias das vítimas tentaram impedir a exibição, mas o filme foi um sucesso, sendo visto por mais de 20 mil pessoas em seu mês de estreia.

por Katia Abreu

Primeiro filme a mostrar uma mulher pelada? (Que fala é Artur Louback Lopes)

Mulher pelada no cinema é algo quase tão antigo quanto o próprio cinema. A primeira mulher nua aparece em Les Époux Vont au Lit ("Os Esposos Vão para a Cama"), um filminho de 3 minutos de 1896, ou seja, apenas um ano após o nascimento oficial do cinema.

 O filme, dirigido pelo francês Eugène Pirou, se resume à atriz Louise Willis se despindo enquanto seu marido a espera na cama. Mas esse filme é considerado uma produção pornográfica e, por não circular no circuito comercial, não causou tanto impacto quanto outros, que não tinham como único propósito excitar os marmanjos de plantão. Por incrível que pareça, o primeiro nu frontal (mostrando os "países baixos") em uma produção para o grande público foi masculino, no filme italiano L Inferno ("O Inferno"), lançado em 1911 - não era uma megaprodução, mas tampouco pornô. 

Uma mulher totalmente nua na telona só viria cinco anos depois, em A Daughter of the Gods ("Filha dos Deuses"), do irlandês Herbert Brenon, com a atriz Annette Kellerman no papel principal. 

Mas o público só ficou realmente chocado em 1933, com Êxtase, que rodou os cinemas do mundo todo. No filme, a atriz sueca Hedy Lamarr nada nua em um lago com os seios à mostra, e, para escândalo geral, interpreta uma relação sexual - embora não apareça quase nada, a sacanagem está no ar.


Falando de cinema brasileiro, o primeiro nu frontal veio com Ruy Guerra quando estreou no cinema brasileiro fazendo história: em Os Cafajestes (1962), colocou à mostra todo o talento de Norma Bengell. A censura não gostou nada do feito histórico e proibiu o filme. Apesar disso, o filme fez um sucesso estrondoso e ajudou Jece Valadão a criar a fama de mau-caráter e mulherengo


Nenhum comentário: