Nigel Amon - Cubisme Africain

Nigel Amon   -   Cubisme Africain

29 de jun. de 2016

Ana Cristina César (1952-1983), a poetisa carioca que foi ícone da poesia marginal que marcou a geração de 70, no Brasil, mas da qual você não escutou falar o suficiente.



Ana Cristina morreu pouco depois de ter lançado seu primeiro livro, A teus pés (relançado agora pela Companhia das Letras), por conta de uma depressão que a levou ao suicídio. Antes disso, ela já tinha publicado seus poemas em antologias e publicado pequenos livros artesanais – nos moldes de seus companheiros da chamada Geração 70.

Aproveite e ouça um áudio, radiobatuta, disponibilizado online pela Rádio Batuta, gravação de uma conferência que ela deu seis meses antes de morrer, em 1983, na Faculdade da Cidade, no Rio de Janeiro.

A Flip


Homenageada da Flip 2016, 14ª edição, que vai acontecer entre 29 de junho e 3 de julho em Paraty (RJ). Expoente da geração da Poesia Marginal, Ana C. criou uma escrita atravessada por elementos do cotidiano e aspectos de sua intimidade.

Além da poesia, dedicou-se à crítica e à tradução literária, tendo traduzido Emily Dickinson, Sylvia Plath e Katherine Mansfield. Revelou seu estilo informal em diários, poemas, cartas e inclusive desenhos. Ao homenageá-la, a Flip traça uma linha de continuidade com a programação do festival, que vem ajudando a revelar ao grande público múltiplas vozes da poesia brasileira.


O livro




Mocidade independente

Pela primeira vez infringi a regra de ouro e voei pra cima sem
medir as consequências. Por que recusamos ser proféticas? E
que dialeto é esse para a pequena audiência de serão? Voei
pra cima: é agora, coração, no carro em fogo peOlos ares, sem
uma graça atravessando o estado de São Paulo, de madrugada,
por você, e furiosa: é agora, nesta contramão.

Inverno europeu

Daqui é mais difícil: país estrangeiro, onde o creme de leite
é desconjunturado e a subjetividade se parece com um
roubo inicial. Recomendo cautela. Não sou personagem do
seu livro e nem que você queira não me recorta no horizonte
teórico da década passada. Os militantes sensuais
passam a bola: depressão legítima ou charme diante das
mulheres inquietas que só elas? Manifesto: segura a bola;
eu de conviva não digo nada e indiscretíssima descalço as
luvas (no máximo), à direita de quem entra.

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