Nigel Amon - Cubisme Africain

Nigel Amon   -   Cubisme Africain

9 de fev. de 2017

Barbacena se fortalece resgatando cultura Puri

O Subsecretário de Cultura do município de Barbacena, Cleb Braz de Andrade, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Barbacena e Região (Sinter), Márcio José da Silva participaram de um encontro com a Associação Regional da Comunidade Remanescente de Índios Puris, em Padre Brito. O assunto foi o festival de comidas típicas da etnia, que será realizado no dia 23 de abril, em Padre Brito.
Os índios Puris são os primeiros habitantes de nossa região e o evento é uma forma de resgatar uma cultura que já se perde.


Os Puris só se envolviam em guerras para defender seu território.

O nome Puri quer dizer "Povo pequeno" por causa da estatura e do tipo físico dos mesmos.


Antes de uma descrição mais aprofundada dos Puris torna-se necessário fazer uma descrição do local que eles habitavam. Antes do homem branco descobrir o Brasil, os nativos, o denominavam de Pindorama (Terra das Palmeiras), posteriormente, devido a criatividade religiosa dos portugueses recebeu outros nomes como; Ilha de Santa Cruz, Terra de Vera Cruz e finalmente Brasil. Durante o período histórico das Entradas e Bandeiras esta região que hoje é conhecida como Zona da Mata, na época era chamada pelos portugueses como “Sertão do Leste das Gerais” e como o Sertão do Leste era muito amplo, foi subdividido em área menores também chamadas de Sertões, . As Minas logo foram distinguidas das Gerais, que passaram a referir-se aos muitos sertões que se espraiava por todas as direções, tendo como contraponto os núcleos urbanos interligados por caminhos conhecidos e trafegados que formavam o eixo central: o Sertão do Retiro da Mandioca, no sul de Minas, o Sertão da Farinha Podre, atual Triângulo, o Sertão de São Francisco, o Sertão do Cuieté e o Sertão dos Arrepiados no leste,ou seja, a região da serra do Caparaó, em que manhumirim está localizado. Naquele período de 1500 a 1800, esta região foi mantida isolada pelo Governo Português com a finalidade de criar uma barreira natural entre Vila Rica de Ouro Preto e o litoral capixaba, dificultando assim o contrabando de ouro e possíveis invasões das ricas minas descobertas no interior das Minas Gerais. Por este motivo, a Zona da Mata Mineira foi a última região do Brasil a ser desbravada e colonizada. Com a entrada dos Portugueses no litoral capixaba, os nativos se embrenharam nas matas do interior e se refugiaram nos Sertão dos Arrepiados onde o homem branco ainda não havia se instalado, o local recebeu este nome devido ao corte de cabelo usado pelos puris que vieram do litoral capixaba, mas a região já era habitada pelos Puris Coroados que cortavam os cabelos como uma coroa.

  Leia mais ( Ong Força Verde: https://draft.blogger.com/

Nenhum comentário: