Nigel Amon - Cubisme Africain

Nigel Amon   -   Cubisme Africain

27 de mar. de 2017

...se tornarem comerciais...

Antigamente, o povo era um mero expectador do poder. Ele não decidia. Afinal de contas, quem sabia o que era melhor para ele e para o país era o rei, o imperador, o monarca, enfim, o “Grande Pai”, que muitas vezes, como nos mostra a História, era visto até como uma espécie de divindade. Um dia, o povo começou a perceber que quem pagava por aquilo tudo era ele, com seu trabalho, com seus impostos. Se era ele quem pagava a conta, obviamente era ele quem tinha que mandar também. Foi quando começaram a acontecer pelo mundo grandes revoltas que mudaram a história humana, como a Revolução Gloriosa e a Revolução Francesa.

No Brasil, o povo só começou a ser mais ouvido mesmo a partir de 1930. Com a golpe que acabou com a chamada “República Velha', dominada por oligarquias regionais e pelo chamado “coronelismo”, Getúlio Vargas tornou-se o primeiro grande líder popular. Em vez de usar os mesmos métodos dos antigos detentores do poder, que pouca importância davam às massas populares, pois, devido a eleições feitas a bico de pena, praticamente não dependiam muito da população para se elegerem, Getúlio Vargas viu no povo o grande sustentáculo de sua carreira política. Para isso, logo de início, promoveu uma reforma eleitoral e instituiu o voto secreto e o feminino. Além disso, para se aproximar mais do homem comum, criou o DOP, Departamento Oficial de Propaganda). Naquele tempo, um novo e revolucionário veículo de comunicação surgia, o rádio. Quando Getúlio assumiu o governo, em 1930, as emissoras existentes ainda eram meio experimentais e mantidas por colaboradores. Já no começo de seu governo, elas foram autorizadas a inserir publicidade em suas programações e, dessa forma, se tornarem comerciais e, por conseguinte, financeiramente independentes. Isso marcou o início, no Brasil, da “era de ouro do rádio”, um veículo que Getúlio Vargas soube usar como ninguém para conquistar popularidade e vender uma imagem de homem bom, nacionalista, protetor dos pobres. Para o bem e, também, para o mal, Getúlio usou e abusou da nova mídia para construir a imagem de mito em que se tornou para grande parte dos brasileiros daquela época

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