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A Xilogravura é uma arte milenar que marca a identidade da cultura do Nordeste do Brasil e retrata o rico imaginário da cultura popular a partir de temáticas religiosas, políticas e até eróticas. A técnica consiste em talhar um pedaço de madeira usando facas e canivetes bem amolados. No Nordeste, normalmente a madeira utilizada é a da árvore cajazeira, por ser abundante na região, macia e de fácil manuseio. Após talhada, a madeira recebe uma camada de tinta normalmente preta e é utilizada como matriz para estampar novenários, almanaques, folhetos de literatura de cordel – outro clássico da cultura nordestina, rótulos de aguardente, cartazes e dentre outros.
A arte em xilogravura começou a popularizar no Brasil e ganhar status de arte entre as décadas de 60 e 70, quando estudiosos e pesquisadores passaram publicar álbuns e trabalhos acadêmicos sobre o tema.
Pressupõe-se que a xilogravura brasileira tenha origem ligada à milenar da cultura indiana que usava a técnica para estamparias decorativas e religiosas, porém não é possível identificar a origem da exata no Brasil ou quando ela começou a ser utilizada, mas acredita-se que ela tenha sido trazida pelos missionários portugueses, ensinada aos índios e desde então tem se multiplicado, assumido novas formas e contado a história de um povo cheio de imaginação e de cultura.
Dentre os principais artistas da xilogravura nordestina, destaca-se J. Borges. J.Borges é um dos mestres do Cordel com mais de 200 publicações e um dos artistas mais celebrados da xilogravura nordestina com reconhecimento nacional e internacional, sendo considerado desde 2005 um Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Borges entalha cenas da cultura e do cotidiano nordestino, retratando as tradições as alegrias, mas também a pobreza e as mazelas do povo.
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