Nigel Amon - Cubisme Africain

Nigel Amon   -   Cubisme Africain

16 de dez. de 2019

Passei anos tentando entender o motivo de tanta violência, tanta notícia inútil, tanta desinformação. Uma mídia comercial perversa onde a Globo, emissora de maior audiência no Brasil é cérebro, ou bode.



No mesmo caminho, hoje, também as emissoras religiosas, evangélicas... Com um jornalismo, no mínimo covarde. Covarde pelo formato. Pela exploração do cotidiano pobre. Violência e oração, a solução em nome dos Deuses.

E que porrada de deuses, em?




As 10 estratégias de manipulação em massa, segundo Noam Chomsky


Noam Chomsky é um dos intelectuais mais respeitados do mundo. Este pensador americano foi considerado o mais importante da era contemporânea pelo The New York Times. Uma de suas principais contribuições é ter proposto e analisado as estratégias de manipulação em massa que existem no mundo hoje.

Noam Chomsky ficou conhecido como linguista, mas também é filósofo e cientista político. Ao mesmo tempo, se tornou um dos principais ativistas das causas libertárias. Seus textos circularam pelo mundo e não param de surpreender os leitores.


“Como temos tanta informação, mas sabemos tão pouco?”

-Noam Chomsky-

Chomsky elaborou um texto didático no qual sintetiza as estratégias de manipulação em massa. Suas reflexões a respeito disso são profundas e complexas. No entanto, para fins didáticos, ele resumiu tudo em princípios simples e acessíveis a todos.


1. A distração, uma das estratégias de manipulação em massa

Segundo Chomsky, a mais recorrente das estratégias de manipulação em massa é a distração. Consiste, basicamente, em direcionar a atenção do público para temas irrelevantes ou banais. Desta forma, eles mantêm as mentes das pessoas ocupadas. (...)


Nenhum comentário: