É certo que as partes da arquitetura têm
relação com as partes do homem. Quem
não sabe reproduzir a figura humana e
não é especialista em anatomia também
não entenderá de arquitetura.
(Michelangelo)
O jovem artista ficou profundamente impressionado ante a
vista de todas aquelas rochas de mármore de Carrara, as quais pareciam esperar
pelo seu cinzel para se converterem em estátuas como jamais o mundo vira. ] …]
Queria libertar as figuras do cerne das
pedras,onde estavam adormecidas.
(E.H. Gombrich)
A pedra marmórea, da qual Michelangelo fez nascer seu Davi,
já havia sido fustigada por outros escultores, dentre eles Agostino de Duccio,
que a abandonou por sentir-se incapaz de esculpi-la. Foi então que a Irmandade
de Santa Maria del Fiore, dona do bloco de mármore, repassou a Michelangelo a
tarefa de dar vida ao herói hebreu, Davi, tomando Hércules como inspiração,
para que se transformasse no símbolo das virtudes da cidade de Florença.
O Davi de Michelangelo carrega um semblante franzido e olhos perscrutadores,
misto de força e ira. Seu rosto não denota nenhum temor, confiante que está na
sua vitória. Ao virar sua cabeça para a esquerda, a tensão ressalta os músculos
do pescoço. Seu olhar firme, sobrancelhas contraídas e os lábios fechados mostram
a máxima concentração em que se encontra. A tensão da mão esquerda, que se
levanta até o ombro, e prende a funda com os dedos flexionados, mostra que ele
está pronto para atirar a pedra contra o gigante. O braço direito está
estendido ao longo do flanco, e a mão oculta em sua palma a pedra, que será
atirada contra o inimigo.
Maravilhosamente trabalhada, a mão direita mostra
detalhes realistas: a unha do polegar, os nós dos dedos, as veias salientes e
as articulações flexionadas do pulso. Os músculos abdominais também são
magistralmente trabalhados.
Davi, com seu belo corpo nu de músculos e veias visíveis, foi
chamado de o “gigante” pelo povo de Florença. E, embora sua pose seja ereta,
concebida para a visão frontal, não há rigidez nela. O tronco tem uma ligeira
inclinação, estando o ombro esquerdo um pouco mais alto do que o direito. O
rosto do herói está emoldurado por cabelos cacheados e fartas sobrancelhas.
Após a expulsão dos Médici, a estátua de Davi transformou-se
no símbolo da República, uma vez que a situação política de Florença era
favorável aos republicanos. E, embora uma comissão de artistas famosos, entre
os quais se encontravam Botticelli, Andrea della Rubbia e Leonardo da Vinci,
tivesse estabelecido que ela fosse colocada na Piazza della Signoria, pois suas
gigantescas dimensões tornavam inviável sua permanência num lugar fechado, foi
necessária a sua transferência para a Galleria dell’Academia, em 1873, em razão
da degradação do mármore. No seu lugar foi colocada uma réplica.
Ficha técnica:
Data: 1501 – 1504
Altura: 4,34 m
Material: mármore
Localização: Galleria della Academia. Florença, Itália
Nenhum comentário:
Postar um comentário