O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta segunda-feira (4) que seu país está fortalecendo seus projetos em conjunto com a Argentina, que permitiria a cooperação entre os dois países em projetos de infraestrutura para o comércio e de desenvolvimento tecnológico.
Essa maior aproximação foi destacada pelo presidente chinês Xi Jinping, em uma entrevista para meios locais, nesta mesma segunda, como reporta a agência chinesa Xinhua. O mandatário asiático afirmou que tem mantido intensa troca de mensagens com seu colega argentino Alberto Fernández, a qual deve resultar em uma “parceria estratégica e abrangente entre os nossos países”.
Tal parceria poderia significar, também, um distanciamento entre a China e o Brasil, não só porque a Argentina concorre com o nosso país em muitos mercados de interesse dos chineses, mas sobretudo por um fator que não tem tanto a ver com o que os vizinhos fazem ou deixam de fazer: a forma hostil como o bolsonarismo trata o país asiático, alvo de costumazes ofensas, seja do chanceler Ernesto Araújo, ou dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, em especial o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o mais envolvido da família em temas internacionais.


Nenhum comentário:
Postar um comentário