HAKUSAN, Ishikawa - Um estudante do segundo grau nesta cidade do centro do Japão venceu a divisão Sub-14 de uma competição mundial de capoeira de arte marcial brasileira que foi realizada online em meio à pandemia do coronavírus.
Akari Tachi, 13, aluna do primeiro ano da Matto Junior High School municipal, conquistou o primeiro lugar na categoria Sub-14 da competição individual Joga Legal Sub-18 da Federação Mundial de Capoeira, realizada de novembro de 2020 a janeiro.
Tachi competiu como membro da filial do Gueto Capoeira Japan, com sede em Kanazawa, na prefeitura de Ishikawa, no centro do Japão. Os jogadores jovens competiram em vídeos de 45 segundos realizados antecipadamente, e oito competidores de países como Rússia e Portugal participaram da divisão feminina "Sub-14".
Na competição, Tachi demonstrou cerca de 15 técnicas do primeiro round até a final. Entre eles estava um movimento em que ela correu em forma de ponte, usando como vantagem a flexibilidade que ela desenvolveu através do balé clássico que aprendeu quando criança. Uma cambalhota para trás, que ela praticou por dois anos, foi o destaque de sua apresentação final. Ela disse que, para dar à competição sua melhor rotina, tentou filmar pelo menos 100 vezes.
Tachi começou a capoeira na primeira série do ensino fundamental após ficar fascinada pelo esporte quando ela acompanhou seu pai para a prática dele. Agora ela treina quatro vezes por semana e sonha em visitar o Brasil para aprimorar suas técnicas.
Segundo a escola de capoeira à qual Tachi pertence, cerca de 3.000 pessoas no Japão praticam a arte marcial. Ela disse: "Quero tornar este esporte secundário mais conhecido".
(Original em japonês por Chinatsu Ide, Hokuriku General Bureau)
Nenhum comentário:
Postar um comentário