Guindaste Pesado (por volta do final do século VI aC)
O precursor inicial do guindaste simples pertence ao shadouf . Possivelmente inventado na Mesopotâmia por volta de 3000 aC (e amplamente utilizado no antigo Egito por volta de 2000 aC), o dispositivo era baseado no mecanismo de alavanca e, como tal, era usado para levantar água em campos de irrigação. No entanto, o guindaste para serviço pesado (como sabemos em nossos tempos modernos) adaptado para levantar componentes pesados (como blocos de construção) e transportá-los para um local diferente dentro de um local foi inventado mais tarde.
Para esse fim, a força conceitual por trás de um guindaste é bastante direta e lida com a criação do que é conhecido como 'vantagem mecânica'. E embora seus aspectos imponentes possam sugerir uma engenhoca moderna robusta, o mecanismo em si foi inventado pelos antigos gregos por volta de 515 aC. Essa mudança tecnológica ficou evidente a partir dos recessos e cortes específicos nos blocos de pedra menores usados nos templos gregos do Período Clássico. Quanto ao guindaste em si, foi sem dúvida adaptado para uma força de trabalho pequena, mas aparentemente profissional, em oposição ao sistema de rampa usado por um grande número de trabalhadores disponíveis para impérios como Egito e Assíria.
Além disso, os romanos desenvolveram ainda mais essa invenção grega, que levou a um mecanismo simples de guindaste conhecido como trispastos . Este sistema ostentava a vantagem mecânica de 3:1, permitindo assim que um único homem levantasse cerca de 150 kg. Mais tarde, um sistema de 5 polias conhecido como polyspastos , poderia empregar quatro homens enquanto representava uma capacidade de carga substancial de 3.000 kg ou 6.600 libras (e essa capacidade saltou para 6.000 kg para dois homens - se o guincho fosse substituído por um piso de diâmetro maior -roda). Assim, para efeito de comparação, durante a construção das pirâmides egípcias, um bloco de pedra de 2,5 toneladas exigiu que cerca de 50 homens fossem empurrados para cima da rampa. Por outro lado, um único polyspastos foi 60 vezes mais eficiente, já que cada homem poderia pesar 3.000 kg (cerca de 3 toneladas)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário