17 de mai. de 2022
Centros de convivência
"Qual é a vida que discernimos nas coisas?"...
"Cada um de nós tem um eu eterno - um melhor eu - um "eu" que vai além do que normalmente vemos. Isso é o que nos permite entrar em contato com os 'centros vivos' em nós mesmos, nos outros e nos espaços que ganham vida para Este campo de centros, que aparece em coisas, pessoas, eventos, lugares nos mostra nossa interconexão... e pode ser chamado de Deus ou Espírito manifesto. Tudo o que fazemos e fazemos, então, é um presente para ELE. Coisas boas crescem e se desdobram fora de nossa totalidade compreendida."
- Christopher Alexander (1936 - )
C919 realiza teste final
China realiza teste de voo inaugural com o primeiro avião de passageiros de grande porte, autodesenvolvido no país.
O jato desenvolvido pela China, codificado B-001J, tem de 158 a 174 assentos e um alcance de 4.075 a 5.555 quilômetros.
Desde 2019, seis jatos C919 realizaram uma série de testes terrestres e de voo em lugares como Shanghai, Yanliang, Dongying e Nanchang. Em novembro de 2020, o C919 recebeu sua autorização de inspeção do tipo.
Em março de 2021, a COMAC assinou um contrato de compra com a China Eastern Airlines para cinco aviões, marcando a entrada oficial do jato no mercado. Os novos aviões serão usados em rotas de Xangai para Pequim, Guangzhou, Shenzhen e Chengdu, de acordo com a companhia aérea.
Até o momento, a COMAC recebeu 815 pedidos para o C919, de 28 clientes ao redor do mundo.
O jato desenvolvido pela China, codificado B-001J, tem de 158 a 174 assentos e um alcance de 4.075 a 5.555 quilômetros.
Desde 2019, seis jatos C919 realizaram uma série de testes terrestres e de voo em lugares como Shanghai, Yanliang, Dongying e Nanchang. Em novembro de 2020, o C919 recebeu sua autorização de inspeção do tipo.
Em março de 2021, a COMAC assinou um contrato de compra com a China Eastern Airlines para cinco aviões, marcando a entrada oficial do jato no mercado. Os novos aviões serão usados em rotas de Xangai para Pequim, Guangzhou, Shenzhen e Chengdu, de acordo com a companhia aérea.
Até o momento, a COMAC recebeu 815 pedidos para o C919, de 28 clientes ao redor do mundo.
Fonte frontliner.com.br
15 de mai. de 2022
13 de mai. de 2022
Republica Federativa do Brasil - RFB
12 de mai. de 2022
PM do RJ diz ter sido roubado ao tentar comprar maconha; vídeo
A Secretaria Estadual de Polícia Militar do Rio de Janeiro disse à coluna que Domingos foi reformado, mas não explicou os motivos
O policial militar reformado Sansão dos Santos Domingos, do Rio de Janeiro, contou, em um vídeo publicado em suas redes sociais, que foi roubado ao tentar comprar maconha na favela da Serrinha na Zona Norte do Rio de Janeiro.
De farda, Domingos gravou o vídeo na entrada da Serrinha, dizendo estar à espera de um traficante chamado “Mano”, que deveria lhe devolver a quantia de R$ 1.300, que, segundo ele, foi roubada.
“Me roubaram R$ 1.300 e a porra da maconha que vim comprar. Todo mundo sabe que eu sou autorizado por neurologistas a usar. Eu compro em favela porque o sistema não deixa eu plantar”, disse, enquanto filmava barricadas na entrada da favela.
A Secretaria Estadual de Polícia Militar do Rio de Janeiro disse à coluna que Domingos foi reformado, mas não explicou os motivos. Segundo a secretaria, na época do vídeo, o policial ainda estava na ativa.
Nas suas redes sociais, Domingos afirmou que a PM o pôs na reserva por problemas de saúde mental.
PM aponta arma para grupo do MST que aguardava Lula em Juiz de Fora
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um policial armado posicionado contra um pequeno grupo de manifestantes
POR MARINA VERENICZ
Policiais Militares de Juiz de Fora (MG) abordaram integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que aguardavam a passagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira 11, na Zona da Mata.
No mesmo local, um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro tentava intimidar os sem-terra
“Ocupamos o canteiro central, sem obstruir nenhuma via, num ato de marcar presença e receber o nosso presidente, quando a Polícia Militar, sem a tarja de identificação no velcro da farda e claramente com um dos agentes muito alterado, seguiu uma direção fora do comando da PM e nos ameaçou com escopeta”, disse Carolina Rodrigues, dirigente regional do MST na Zona da Mata
Os representantes do movimento afirmam que a polícia pretendia tirar os manifestantes sem-terra do local, permitindo apenas a permanência do grupo bolsonarista
Membro da direção nacional do MST, Alexandre Conceição repudiou a atitude da PM: “O papel da polícia é proteger a população e dar segurança para o nosso povo”
Ele ainda chamou a atenção do governador Romeu Zema (Novo), cobrando responsabilidade dos atos da Polícia
Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/
Planalto vê mudança de postura de Zema sobre apoio de Bolsonaro
Governador de Minas, que tentou se afastar da imagem do presidente da República, tenta uma reaproximação por sua reeleição
Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Minas dizem que o governador do estado, Romeu Zema (Novo), mudou de postura nos últimos tempos. Na avaliação do Planalto, Zema agora busca apoio do presidente para sua reeleição.
O motivo seria a entrada do senador Carlos Viana (PL-MG) na disputa pelo Palácio Tiradentes. Recente pesquisa feita pelo Datatempo mostra que 18,2% do eleitorado diz que pode votar em Viana caso tenha apoio explícito de Bolsonaro.
Isso poderia levar a um segundo turno entre Zema e, provavelmente, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, que tenta apoio de Lula (PT) para fortalecer sua candidatura. Algo que o governador quer evitar a todo custo.
Uma aproximação de Zema seria uma novidade. O governador mineiro tentou descolar sua imagem de Jair Bolsonaro diante das pesquisas que mostram favoritismo de Lula no estado.
Interlocutores do presidente da República lembram que, em fevereiro, Bolsonaro enviou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG) para conversar com o governador. E, segundo relato, a dupla ouviu de Zema que ele não teria compromisso em ser o palanque do atual presidente no estado.
Bolsonaro, entretanto, não estaria disposto a receber Zema de braços abertos após a postura do governador. A ponto de estar articulando nos bastidores a construção de uma chapa que conte com Viana, Alexandre Silveira (PSD-MG) como senador e com apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Interlocutores do presidente da República lembram que, em fevereiro, Bolsonaro enviou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG) para conversar com o governador. E, segundo relato, a dupla ouviu de Zema que ele não teria compromisso em ser o palanque do atual presidente no estado.
Bolsonaro, entretanto, não estaria disposto a receber Zema de braços abertos após a postura do governador. A ponto de estar articulando nos bastidores a construção de uma chapa que conte com Viana, Alexandre Silveira (PSD-MG) como senador e com apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Vacina contra câncer de próstata, pulmão e ovários é aplicada em voluntários
Pesquisadores britânicos estão testando uma vacina contra o câncer de próstata, pulmão e ovários em voluntários. O imunizante foi desenvolvido pela Oxford Vacmedix, empresa criada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
O produto tem como alvo a proteína survivina, que é liberada por células cancerígenas para enganar o sistema imunológico e evitar que o corpo as ataque. Usando versão sintética da proteína, a função da vacina é ensinar a organismo a atacar a substância e reconhecer os tumores.
Os resultados iniciais têm se mostrado promissores, afirmam os pesquisadores.
O produto tem como alvo a proteína survivina, que é liberada por células cancerígenas para enganar o sistema imunológico e evitar que o corpo as ataque. Usando versão sintética da proteína, a função da vacina é ensinar a organismo a atacar a substância e reconhecer os tumores.
Os resultados iniciais têm se mostrado promissores, afirmam os pesquisadores.
9 de mai. de 2022
A Fábrica da Mantiqueira
Pioneira na indústria de laticínios no Brasil, a empresa foi fundada por Dr. Sá Fortes
Por Silvério Ribeiro
No dia 15 de fevereiro de 2010 fiz uma excursão, conforme indicado em livros antigos, ao local onde funcionara a antiga Fábrica da Mantiqueira, fundada pelo Dr. Carlos Pereira de Sá Fortes, em 1887, o primeiro laticínio do Brasil e segundo alguns pesquisadores a primeira indústria laticinista da América Latina, um estabelecimento destinado à fabricação do queijo do reino.
Dr. Sá Fortes, foto publicada na Revista O Malho
(RJ) – Edição nº 096 Ano: 1904
O agradável passeio foi realizado em companhia de meu pai, numa segunda-feira de carnaval, em que propusemos deixar Barbacena pela rodovia MG-338 até o distrito de Sá Fortes, no município de Antônio Carlos, onde deixamos a estrada asfaltada para encararmos de automóvel o antigo trajeto da Estrada União Industria.¹ Serra abaixo, em alguns trechos, o capim que tomava a antiga rodovia chegava à altura da janela do carro, risco compensado pelo belíssimo horizonte que tínhamos pela frente, as vertentes das Minas Gerais.
A excursão nos proporcionou imaginar as dificuldades das viagens de nossos antepassados em carruagens que atendiam de 15 em 15 dias a Cidade de Barbacena pela União Indústria. Alcançamos, afinal, a BR-040 e às margens da rodovia Santos Dumont-Cabangu, à esquerda de quem vai para a fazenda natal do célebre aviador brasileiro, entramos numa estrada de terra à procura da antiga Fábrica da Mantiqueira.
Três quilômetros além, localizamos o antigo prédio do laticínio, totalmente alterado, transformado num sítio de lazer. Ali fomos muito bem recebidos pela proprietária e família, uma vez que não havíamos combinado visita. Conhecemos a parte da construção que ainda sobrevivia ao tempo. Totalmente alterado para fins residenciais, a edificação mantinha as paredes do antigo laticínio de pé, as escadarias e salas de congelamento. A adução da água da cachoeira para o prédio foi preservada, mantendo-se intacta a base de pedra onde girava a grande roda motora de ferro da fábrica.
Tudo muito espetacular para quem estudara em detalhes aquela construção.
A fábrica foi montada de acordo com plantas enviadas da Holanda e da Europa e foram também de lá importados os equipamentos e os acessórios para as instalações. O pessoal técnico da Fábrica da Mantiqueira era todo de nacionalidade holandesa e os primeiros experimentos não corresponderam às expectativas. Durante três anos não se obteve resultado satisfatório na fabricação de produtos lácteos. O clima do alto da Mantiqueira, cheio de irregularidades e o mal definido das estações, prejudicava a fabricação dos produtos, considerando os aspectos técnicos da época. Fizeram-se queijos tão bons, perfeitos e saborosos como os melhores da Holanda, mas, só obtidos no inverno.
Fábrica da Companhia Brazileira de Lacticínios no Rio de Janeiro (1907)
No início, milhares de queijos deteriorados foram desprezados e, senão a persistência de Sá Fortes, a fábrica estaria fadada à falência. O importante fazendeiro e médico mineiro continuou investindo em melhoramentos técnicos, alcançando um aperfeiçoado processo de resfriamento do leite, conseguindo assim, diminuir a perda dos produtos finais. A empresa de Dr. Sá Fortes foi a primeira a investir dinheiro no Brasil na compra e no aperfeiçoamento de vagões frigoríficos destinados ao transporte de produtos lácteos para o Rio de Janeiro.
A Fábrica da Mantiqueira foi montada à margem do Rio Pinho, no ponto em que as águas deste se lançam numa cachoeira de nove metros de altura, calculada para mais de 100 cavalos de força motora aproveitável do curso de água. A grande roda de ferro construída para o laticínio utilizava-se apenas de 20 cavalos de força para movimentar as máquinas do estabelecimento.
Na fábrica foram instaladas, à época, duas máquinas ecremeuses Laval, movidas a vapor, malaxeur e baratas holandesas, grandes bacias de recebimento e aquecimento para o leite, balanças para pesagem, aparelhos para lavagem a vapor do vasilhame destinado ao acondicionamento do leite e duas grandes caldeiras, uma do sistema Belleville e outras dos sistemas Bocke e Heldekoper.²
O prédio da fábrica, um vasto edifício de 50 metros de extensão por 17 metros de largura, todo de tijolos parede dupla, coberto por telhas francesas e com o pavimento térreo de asfalto e cimento, localizava-se a três quilômetros da Estação Ferroviária da Mantiqueira, a ela ligado por uma estrutura de linha férrea do sistema Decauville.³ Da fábrica, a linha seguia ainda mais três quilômetros e meio até uma grande construção de piso lajeado de pedras que tinha uma parte que servia de cocheira para os animais e outra parte em separado para a coleta do leite que vinha em latas de ferro recolhidas nas fazendas da região. Na beira da linha ainda existia o prédio que servia de alojamento e refeitório dos empregados.
O transporte do leite do primeiro prédio para a fábrica e, posteriormente, o transporte dos produtos beneficiados para a Estação da Mantiqueira eram feitos em vagões apropriados puxados por animais. A princípio, a tração foi realizada por locomotiva, mas a experiência dos primeiros anos provou ser mais vantajosa e econômica a tração animal. Parte do leite, recebido pela fábrica, era produzido nas fazendas da família Sá Fortes, numa média de 700 litros diários.
No prédio do laticínio, além do salão próprio para o beneficiamento de derivados do leite, funcionava a fábrica de gelo que resfriava 2.500 litros de leite por hora, à temperatura de um grau abaixo de zero. A câmara frigorífica para o congelamento do leite podia congelar mais de 3.000 litros por dia. Noutro salão do prédio funcionava uma bem montada oficina para a manutenção das máquinas, um torno mecânico, vários equipamentos para a fabricação de latas, fornos para fundição de metais e uma completa serra sem fim da marca Panhord & Levasseur.
Na visita que fizemos ao local, a proprietária nos mostrou uma ponta da linha férrea Decauville, no jardim da casa, uma peça que sobreviveu ao tempo. A estrada que segue mais três quilômetros e meio é o antigo leito da linha Decauville que nos levou até o Sítio do Galo – construído sobre o lajeado de pedras citado acima – sítio este que o Dr. Sá Fortes mandou construir para realizar o ajuntamento do leite de suas fazendas e demais propriedades da região – que, naquele local, era colocado em latões de ferro dispostos em vagonetas puxadas por muares que levavam o produto in natura até a fábrica.
O passeio pela região, em 2010, nos revelou mais detalhes do processo de transporte da antiga indústria: às margens do Rio Pinho ainda se podia verificar as bases da extinta linha Decauville que seguia até a Estação Ferroviária da Mantiqueira, àquela altura em ruínas e, à sua frente, um grande lajeado de pedra onde começava o ramal que servia a fábrica.
Em 1890, Dr. Sá Fortes transformou a Fábrica da Mantiqueira em uma sociedade anônima sob a denominação de Companhia de Lacticínios, embora de origem puramente mineira, por conveniência comercial, teve sua sede na então capital federal, o Rio de Janeiro. Ali possuía, junto à Estação do Rocha, em importante propriedade, uma fábrica de gelo, com vastas salas frigoríficas destinadas à fabricação de queijos frescos.
Em 1913, poucos meses antes de seu falecimento, Dr. Sá Fortes procurou dar maior expansão à Companhia de Lacticínios da Mantiqueira, tornando-a subsidiária da Companhia Brasileira de Lacticínios que tinha como sócios os poderosos empresários Horácio de Oliveira Castro, Arrojado Lisboa, Hermann Soltz & Cia, Teixeira Borges, Castro Brown, Júlio Meireles, Raul Leite e L. Dupont, este, filho do grande industrial francês fabricante da famosa Manteiga Demagny.
A numerosa família Sá Fortes, após a morte de seu patriarca, subdividiu seu patrimônio, principalmente focado nas fazendas de criação e nas terras que possuíam. A Fábrica da Mantiqueira continuou em operação até os anos 1930, quando foi definitivamente vendida aos holandeses da família Kingman.
O Legado de Sá Fortes ainda se traduz pelos inúmeros estabelecimentos da indústria láctea concentrados nos municípios de Antônio Carlos, Barbacena e Santos Dumont. A bacia leiteira de Minas Gerais nasceu nas encostas da Serra da Mantiqueira e aqui se faz perene as lides laticinistas, empresas fabricantes de queijo, leite pasteurizado, iogurte e requeijão, corajosos empreendedores que continuam se espelhando na saga iniciada pelo Dr. Carlos Pereira de Sá Fortes.
Informe sobre a Companhia de Lactícinios da Mantiqueira,
Leitura para Todos (RJ) 1905.
Leitura para Todos (RJ) 1905.
NOTA DA REDAÇÃO: Silvério Ribeiro é Pesquisador e Escritor
Notas:
1 – A Estrada de Rodagem União Indústria, ligando a cidade de Petrópolis a Juiz de Fora, foi a primeira rodovia macadamizada da América Latina, inaugurada em 23 de julho de 1861. A estrada estendeu-se depois atingindo também o Alto da Mantiqueira, portanto, o município de Barbacena.
2 – A ecremeuses Laval era uma desnatadeira cujo processo se constituía em realizar a retirada do creme do leite para a fabricação da manteiga. Esta separação da gordura do leite se fazia por um processo centrífugo; o malaxeur era uma batedeira utilizada para fabricar a manteiga obtida a partir do creme apurado na ecremeuses. As caldeiras se destinavam a fabricação do vapor utilizado como força motriz. A caldeira do sistema Belleville era uma caldeira aquatubular também denominada caldeira de paredes de água ou tubos de água. Neste sistema a água é aquecida nos tubos que passam pelo interior da caldeira. A caldeira Belleville utilizada era uma caldeira vertical de alta pressão. Na falta de maiores detalhes sobre o sistema Bocke e Heldekoper acreditamos tratar-se de caldeiras de baixa pressão utilizadas para aquecimento da água destinada à lavagem do vasilhame da fábrica.
3 – O Decauville é um sistema de caminho-de-ferro de via ultra-estreita (bitola de 40 a 60 centímetros de largura) que ficou conhecido pelo nome de seu inventor Paul Decauville. A via é formada apenas por elementos metálicos pré-fabricados, que podem ser facilmente desmontados, transportados e reutilizados. A preparação da plataforma e a colocação da via requer pouco trabalho. As vagonetas eram inicialmente empurradas manualmente ou puxadas por cavalos. A aparição de pequenas locomotivas Decauville e de material rodante diverso, tornou o sistema um verdadeiro caminho-de-ferro, que encontrou aplicações em numerosos domínios: na mineração, industrial, agrícola, pecuário, militar e turístico. O sistema Decauville se tornou excelente “carregador” dentro de propriedades, podia transportar volumes de carga que antes seriam deslocados a muares ou mesmo por serviço manual, assalariado ou escravo. As suas linhas geralmente não passavam dos 15 quilômetros de extensão, mais que suficiente para atender a maioria dos usos à época.
Fontes:
Revistas:
Leitura para Todos – Rio de Janeiro – Ano 1905
O Malho – Rio de Janeiro – Edição 096 – Ano de 1904
6 de mai. de 2022
Web do Tempo
Esta teia do tempo,
cujos fios se aproximam, se bifurcam,
se cruzam ou se ignoram
ao longo dos séculos,
abraça todas as possibilidades.
Na maioria deles não existimos.
Em alguns você existe e não eu,
enquanto em outros eu fazer
e você não"
- Jorge Luís Borges (1899 - 1986)
"O jardim dos caminhos que se bifurcam" em Ficciones
O Jogador - Fiódor

"Qual ídolo?" gritou o general que tinha começado a ficar com raiva.
"A maneira alemã de ficar rico. Faz muito tempo que não estou aqui e, no entanto, notei coisas que indignam minha natureza tártara. Mas a verdade está longe de tais virtudes! Ontem caminhei cerca de dez quilômetros nos subúrbios. pequenos livros ilustrados que circulam na Alemanha: cada casa tem seu pai, um homem extremamente virtuoso e honesto, tão honesto que se tem medo de se aproximar dele.
..... Bem, aqui toda família é submissa, cegamente submissa ao pai. Todos eles trabalham como animais e economizam dinheiro como judeus. Quando o pai levanta uma quantia significativa, ele transfere seu trabalho ou propriedades para o filho mais velho. É por isso que ele se recusa a dar um dote à sua filha que está assim condenada a permanecer a filha mais velha. O filho mais novo é forçado a trabalhar duro e, com o que ganha, acrescenta ao capital da família que cresce à medida que avança. Sim, isso é feito aqui, eu pesquisei. E a única motivação para tudo é a honestidade, uma honestidade que chega a tal ponto que o filho mais novo imagina que está sendo explorado por honestidade…”
Crime hediondo
Lei que configura como crime hediondo o assassinato de crianças e adolescentes menores de 14 anos foi aprovada na Câmara dos Deputados. na última terça-feira, 3.
... (Quando identificado o crime hediondo,
fica proibida a conversão da pena
em pagamento de cestas básicas
ou multa) ...
2 de mai. de 2022
Fenômenos que não têm explicação?
EUA destinaram 22 milhões de dólares anuais a programa secreto para investigar óvnis
O projeto foi criado em 2007 pelo então líder do Partido Democrata no Senado, Harry Reid, e foi até 2012
NICOLÁS ALONSO
Washington
Washington
Entre 2007 e 2012, o Governo dos EUA destinou anualmente 22 milhões de dólares (72 milhões de reais) do orçamento de 600 bilhões de dólares do Departamento de Defesa (1,9 trilhão de reais) a um programa secreto para investigar objetos voadores não identificados (óvnis), segundo uma investigação do The New York Times. As autoridades nunca informaram sobre a existência do Programa de Identificação Avançada de Ameaças Aeroespaciais (Advanced Aerospace Threat Identification Program, em inglês), mas depois das revelações o Pentágono reconheceu sua existência. Embora o projeto, impulsionado pelo ex-senador democrata Harry Reid, tenha perdido o financiamento do Departamento de Defesa em 2012, suas investigações continuam em andamento.
De um escritório escuro, escondido nos labirínticos corredores do quinto andar do Pentágono, o especialista em inteligência militar Luis Elizondo e sua equipe analisavam vídeos, documentos e outros materiais. Neles se descrevem velozes aeronaves e estranhos objetos que flutuam no ar. Em um dos vídeos, publicado pelo The New York Times, um objeto voador avistado em San Diego (Califórnia) viaja contra ventos de mais de 200 quilômetros por hora. Foi detectado por dois aviões de combate F/A-18F da Marinha. Os pilotos não podiam acreditar.
Os investigadores do programa também entrevistaram pessoas que garantiram ter tido encontros físicos com óvnis. E falaram com membros do serviço militar que tinham informado sobre avistamentos de aviões estranhos. No início deste ano, a Agência Central de Inteligência (CIA) publicou em seu site milhões de páginas de documentos desclassificados, alguns dos quais registram avistamentos de óvnis e testemunhos sobre eles.
Durante seus cinco anos de duração oficial, o projeto analisou informes e entrevistou supostas testemunhas de objetos voadores não identificados. Embora o financiamento do programa tenha acabado em 2012 por corte de despesas, os trabalhos prosseguiram, assinalaram participantes do projeto e funcionários do Departamento de Defesa. Elizondo também disse ao jornal que o projeto continuou se desenvolvendo sob sua liderança no Pentágono até outubro, quando ele se demitiu em protesto contra “um excessivo secretismo”.
A maior parte dos fundos foi destinada à Bigelow Aerospace, empresa de investigação aeroespacial dirigida por um amigo de Harry Reid, Robert Bigelow, um empresário multimilionário que trabalha com a Nasa para produzir naves espaciais expansíveis. “Estou totalmente convencido de que os alienígenas existem”, disse Bigelow anos atrás em um programa de televisão.
No entanto, o debate sobre a existência de seres extraterrestes e a presença de óvnis na Terra continua aberto. Sara Seager, uma astrofísica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), afirmou ao jornal americano que o fato de não poder identificar um objeto voador não significa que ele venha de outro planeta ou galáxia. “Às vezes, as pessoas não entendem que frequentemente há fenômenos que não têm explicação”, assinalou a cientista.
O SENADOR HARRY REID, IMPULSOR DO PROGRAMA
Reid, que se aposentou este ano do Congresso dos EUA, reiterou que está orgulhoso do programa e afirmou não estar envergonhado por nada. “Acredito que essa seja uma das coisas boas que fiz no Congresso. Fiz algo que ninguém tinha feito antes”, disse ele em uma entrevista recente em Nevada.
Em 2009, o líder democrata assegurou em uma carta ao então subsecretário de Defesa, William Lynn III, que tinham sido obtidos muitos avanços com “a identificação de vários achados altamente sensíveis e pouco convencionais relacionados com a indústria aeroespacial”, e pediu que o acesso ao programa fosse limitado a “alguns poucos funcionários da lista”.
Fonte: https://elpais.com/
A guerra na Ucrânia é uma fraude
Segundo Ron Paul, ex-candidato à Presidência dos EUA, o conflito no Leste Europeu beneficia poucas pessoas, à custa de muitas
Edilson Salgueiro

“A guerra é uma fraude”, escreveu certa vez o ex-general norte-americano Smedley Butler. “Uma fraude é mais bem descrita, acredito, como algo que não é o que parece para a maioria das pessoas. Apenas um pequeno grupo ‘interno’ sabe do que se trata. É conduzida para o benefício de poucos, à custa de muitos. Por meio da guerra, algumas pessoas fazem grandes fortunas.”

“A guerra é uma fraude”, escreveu certa vez o ex-general norte-americano Smedley Butler. “Uma fraude é mais bem descrita, acredito, como algo que não é o que parece para a maioria das pessoas. Apenas um pequeno grupo ‘interno’ sabe do que se trata. É conduzida para o benefício de poucos, à custa de muitos. Por meio da guerra, algumas pessoas fazem grandes fortunas.”
É com essa citação que Ron Paul, ex-candidato à Presidência dos Estados Unidos, inicia seu artigo A guerra na Ucrânia é uma fraude, publicado na segunda-feira 25 pelo portal Ron Paul Institute.
A propaganda continua a retratar o conflito no Leste Europeu como a história de um Golias que não foi provocado e resolveu dizimar um inocente Davi. O massacre ocorrerá, dizem, a menos que os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) enviem enormes quantidades de equipamentos militares para a Ucrânia. “Como sempre acontece com a propaganda, essa versão dos eventos é manipulada para trazer uma resposta emocional em benefício de interesses especiais”, diz Ron Paul.
O complexo industrial dos Estados Unidos é um dos grupos de interesses especiais que lucram com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Recentemente, durante uma reunião de acionistas, o CEO da Raytheon, Greg Hayes, disse o seguinte: “Os equipamentos militares enviados para a Ucrânia estão saindo dos estoques — seja do Departamento de Defesa dos Estados Unidos seja de nossos aliados da Otan. Isso é uma ótima notícia. Eventualmente, teremos de reabastecê-los e veremos um benefício para o negócio”.
Segundo Ron Paul, Hayes não mentiu. A Raytheon e a Lockheed Martins, além de inúmeros outros fabricantes de armas, estão desfrutando de um lucro que não conseguiam há anos. “Os Estados Unidos comprometeram mais de US$ 3 bilhões em ajuda militar à Ucrânia”, afirma o político. “Eles chamam isso de ajuda, mas, na verdade, é bem-estar social corporativo. Washington está enviando bilhões de dólares para fabricantes de armas do exterior.”
Os carregamentos de armas como o míssil antitanque Javelin — fabricado em parceria pela Raytheon e pela Lockheed Martin — estão sendo atacados e explodidos assim que chegam em território ucraniano. “Isso não incomoda a Raytheon. Quanto mais armas explodidas pela Rússia na Ucrânia, mais novos pedidos serão realizados pelo Pentágono”, argumenta Ron Paul.
Os países que integravam o Pacto de Varsóvia e agora pertencem à Otan também estão envolvidos nessa farsa. Isso porque descobriram uma forma de descartar suas armas de fabricação soviética, usadas há 30 anos, e encontraram uma maneira de receber equipamentos militares mais modernos, produzidos pelos Estados Unidos por outras potências ocidentais.
“Enquanto muitos simpatizantes da Ucrânia estão aplaudindo essa postura, o pacote multibilionário de armas fará pouca diferença”, alerta Ron Paul. Como disse Scott Ritter, ex-oficial da Inteligência da Marinha dos Estados Unidos: “Posso dizer com absoluta certeza que, mesmo que essa ajuda chegue ao campo de batalha, não terá impacto. E Joe Biden sabe disso”.
O artigo destaca que, na prática, os russos estão capturando toneladas de armas modernas dos Estados Unidos e da Otan. Mas não é só isso. Esses armamentos estão sendo utilizados para matar os próprios ucranianos. “Que ironia”, escreve Ron Paul. “Que tipo de oportunidades serão oferecidas aos terroristas, com milhares de toneladas de armas mortais de alta tecnologia flutuando pela Europa? Washington admitiu não ter como rastrear as armas que está enviando para a Ucrânia e não tem como mantê-las fora das mãos dos bandidos.”
Para o político, o confronto no Leste Europeu é uma fraude. “Os EUA estão se intrometendo na Ucrânia desde o fim da Guerra Fria”, salientou. “O país derrubou o governo ucraniano em 2014 e plantou as sementes do conflito que estamos testemunhando hoje. A única forma de sair de um buraco é parar de cavar. Não espere isso tão cedo. A guerra é muito lucrativa.”
Fonte:https://revistaoeste.com/
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