Nigel Amon - Cubisme Africain

Nigel Amon   -   Cubisme Africain

22 de jun. de 2013

Patrimônio Histórico Municipal

Em 1874, surgia a segunda ferrovia do Estado de Minas Gerais e a 13ª do Brasil - a Estrada de Ferro Leopoldina. Cinco anos depois, nascia a Estrada de Ferro Oeste de Minas - EFOM, inaugurada em 1880, ligando a cidade de  Antônio Carlos ( KM 0 ) à cidade de São João Del Rei . A EFOM surgiu com um detalhe que a tornou muito especial: Sua bitola, o que diferenciava de outras já existentes, por ser estreita, 76 centímetros, e recebeu o carinhoso apelido de "Bitolinha".
 
Até ser desativada em 82, a Rede, como era chamada em Antônio Carlos, Barroso, Prados, Tiradentes e São João, não havia chamado a atenção para a sua beleza e sua importância econômica e histórica. A conotação turística que hoje tem, surgiu com algumas gravação para novelas da globo, ainda em Antônio Carlos e após o projeto que beneficiou São João e Tiradentes, sem que fosse dado um grito por parte de quem estava perdendo. Assim, como está acontecendo com a Cachoeirinha. Para a maioria das pessoas que moravam nas cidade por onde o trenzinho passava, não o entendia como turismo, era assim, como uma fonte de trabalho. Transporte ferroviário coletivo e de cargas. Muitas famílias viviam em função de sua manutenção.
 
Hoje é este sucesso que todos sabemos, lá em São João e Tiradentes. Aqui ficamos com um belo conjunto, uma maquina e um carro de passageiro de primeira classe, expostos no centro da cidade. O trabalho de conservação do patrimônio é feito por funcionário da prefeitura. O que não acho legal é a construção feita para que a maquininha ficasse exposta. Uma cerca de balaustres esconde parte importante do conjunto Ferroviário: as rodas, bitola 76 centímetros. Uma cerca natural com espinhos envolve toda a construção, como segurança, em plena Praça Central, onde circulam um grande numero de moradores e visitantes, inclusive muitas crianças.
Ao lado da maquininha temos a Placa “KM 0”, protegida por uma grade muito mais adequada, como proteção do acervo ferroviário, pois possibilita uma visão total e a segurança necessária.
 
 
Algumas coisas continuam erradas, na terra dos Andradas.
 
 
 
rra dos Andradas.
 





 

 
 
 

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