Nigel Amon - Cubisme Africain

Nigel Amon   -   Cubisme Africain

24 de fev. de 2016

10 Filmes de David Bowie


O londrino David Robert Jones, nasceu em 8 de janeiro de 1947. Morreu em 10 de janeiro de 2016 e nesses 69 anos deixou um legado único.
Desde o lançamento de Space Oddity em 1969, inspirado nas viagens espaciais, captou como ninguém as mudanças culturais e sociais da época e as personificou. Criou e difundiu novas maneira de expressão. Sem levantar bandeiras, influenciou como nenhum outro o comportamento das novas gerações.
Bowie era um artista completo, era artista plástico, designer de moda, compositor e ator de cinema e  teatro, onde destacou-se em "O Homem Elefante".
Suas canções estiveram na trilha sonora de mais de 450 filmes e ele atuou como ator em algumas dezenas, sem nunca passar despercebido.
Esta lista traz alguns dos filmes em que atuou, como uma pequena homenagem.
 1 - Furyo, em Nome da Honra (em 1942, num campo de concentração japonês na ilha de Java, um prisioneiro inglês- David Bowie - provoca um conflito quando decide não obedecer às rígidas regras do capitão Yonoi - Ryuichi Sakamoto. a relação difícil entre os dois tinha um quê de admiração e atração. uma obra-prima de Nagisa Oshima)
 
2 - O Homem que Caiu na Terra (Bowie é um alienígena que vem à Terra em busca de água para salvar. disfarçado de empresário, ele faz uso de tecnologias avançadas para conseguir o dinheiro necessário para a construção da nave que o levará de volta para casa. para isso, no entanto, ele deverá sobreviver à dura competição do mundo dos negócios e às tentações terráqueas. um belo exercício de ficção científica de Nicholas Roeg, que não deve ser levado tão a sério)

3 - Fome de Viver (Catherine Deneuve é uma sofisticada vampira que consegue se manter viva e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. seu atual parceiro - David Bowie - está envelhecendo rapidamente, sua expectativa de vida é de apenas 24 horas. ele procura a ajuda de uma médica - Susan Sarandon. o melhor filme do diretor Tony Scott)
4 - Labirinto, a Magia do Tempo (Jennifer Connelly é uma adolescente que faz o desejo de se livrar do irmão bebê, de quem ela tem que cuidar quando os pais estão fora. o problema é que o Rei dos Duendes - David Bowie -, personagem de um dos livros da menina, ganha vida e sequestra o bebê para atender o pedido dela. arrependida, a garota terá de enfrentar um labirinto e resgatar o irmão antes da meia-noite para evitar que ele seja transformado em um duende)
5 - Apenas um Gigolô (na Berlim dos anos 20, um jovem aristocrata - Bowie - acaba de voltar dos combates da primeira guerra e se dá conta de que o mundo em que vivia mudou drasticamente. para sobreviver, torna-se gigolô de uma rica baronesa - ninguém menos que Marlene Dietrich -, ao mesmo tempo em que os nazistas ascendem. dirigido pelo ator David Hemmings, o filme é lento e mal amarrado. foi filmado em 1978, quando Bowie estava morando na Alemanha, período que rendeu três álbuns geniais)
6 - Basquiat - Traços de Uma Vida (na biografia do pintor Jean-Michel Basquiat, Bowie interpreta seu amigo e mentor Andy Warhol, numa performance especialmente inspirada. descoberto por Warhol, quando vivia nas ruas de Nova York, o artista teve uma ascenção meteórica e um final igualmente precoce)
7 - Romance por Interesse (Rosanna Arquette é uma mágica frustrada, que está obcecada em se tornar uma versão moderna feminina de Harry Houdini. enquanto aguarda, trabalha como garçonete em Manhattan, onde conhece um barman britânico - David Bowie - com quem arma um assalto ao restaurante. uma comédia despretensiosa, mas com espaço para Bowie brilhar)
8 - A Última Tentação de Cristo (na ótima e polêmica versão de Martin Scorsese da vida de Cristo - Willem Dafoe -, Bowie tem uma participação rápida, porém marcante como um arrogante Pôncio Pilatos)
  9 - Absolute Beginners (nos agitados anos 50, um jovem londrino de 19 anos está a procura de seu lugar no mundo como fotógrafo. ele  se apaixona por uma linda modelo, em busca de sucesso. ele então se aproxima de um promotor de música pop - Bowie - para atrair a atenção da garota. Bowie tem uma participação pequena, com sotaque americano, mas também compôs a bela canção título)
 
10 - O Grande Truque (na Londres do século 19, dois mágicos famosos - Hugh Jackman e Christian Bale - se conhecem desde que eram iniciantes e vivem competindo entre si, transformando-se em uma grande rivalidade com o passar dos anos. no ótimo thriller de Christopher Nolan, Bowie interpreta o físico Nikola Tesla com brilhantismo)
 Outros filmes: Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer, Reação Colateral, Um Romance Muito Perigoso, Mr. Rice's Secret...
 
listasde10.blogspot.com/
 

Nenhum comentário: