Haddad joga areia nos
planos de Bolsonaro
Com estrategia trabalhada nos mínimos detalhes para vencer a eleição e garantir sua subida pela rampa do Palácio do Planalto já no primeiro turno, Bolsonario, PSL, derrapa na chegada, perde ponto e vê seu inimigo mortal, o candidato Fernando Haddad, PT, crescer, garantindo o segundo turno.
Com 92% das urnas apuradas, apoiadores de Jair Bolsonaro festejavam vitória já no primeiro turno. O placar mostrava o candidato do PSL na frente com 48,36%, enquanto o candidato do Partido dos Trabalhadores amargava apenas 26,48%. Considerando que o candidato que atinge 51% dos votos válidos leva a bolada, o capitão da Policia Militar estava ali, há apenas três pontinhos para fechar a fatura. Em minha cidade se ouviu até tiro pro alto, provavelmente uma comemoração bizarra em pleno século XXI. Mas a vitoria não aconteceu.
O Brasil é o país do futebol. Tá certo que destruíram nosso símbolo maior, o Maracanã, até então o maior estádio de futebol do mundo. Hoje, após a reforma, temos um estadio médio, modelo FIFA, simbolo de uma Copa cercada por escândalos de corrupção. Nos jogos de futebol, como forma de recuperar minutos perdidos durante as partidas, cabe ao juiz acrescentar, segundo sua avaliação, alguns minutos de compensação. Estes minutos acrescentados tem possibilitado importantes alterações nos resultados das partidas. Exemplo aconteceu na partida entre Chapecoense x Atlético Mineiro neste fim de semana de eleições. A partida estava 0x0 quando recebeu mais 4 minutos de compensação, o suficiente para que a Chape marcasse o gol que lhe deu a vitória.
Após a apuração das últimas 'urnas' dentro do território brasileiro, fechando 100% dos votos apurados, uma profunda surpresa atropelou os repórteres da Band e Globo News que comentavam e criavam uma expectativa de vitória de Bolsonaro ainda no primeiro turno: Bolsonaro recuou +-2 pontos (36,3) enquanto Haddad avançou +-2 (28,6), levando a disputa para o segundo turno.
Numericamente Bolsonaro está com a 'bola de queijo' nas mãos. Haddad terá que mostrar o porque veio.
A possibilidade da volta da ditadura, de um lado x A possibilidade do fortalecimento da democracia brasileira, do outro, um jogo perigoso, é o que entra em campo, de hoje até o de 28.
Quem viver verá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário