Eu acredito nas
casualidades, nos encontros, nas passagens. Nas conversas que temos, nas
músicas que cantamos. No que somos e nunca deixamos de ser. Eu acredito que
podemos ser muito fortes, muito mais. Podemos ser como todos, e o tudo pode ser
capaz. Eu quero suas mãos, suas ideias e defeitos, que me ensine o seu jeito,
enquanto aprende o meu. Quero que faça sentido, que seja proibido, mas que
entre nós todos não exista lei. Quero ser tudo que tem graça, que tem gosto e
da pra sentir. Quero o que mais me da vontade, e quero vontade pra prosseguir.
Quero voar, mergulhar, morrer e matar a vontade de querer.
8 de ago. de 2017
Monteiro Lobato em “Mundo da Lua”
Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve
início de outra maneira - mas já tantos sonhos se realizaram que não temos o
direito de duvidar de nenhum.
7 de ago. de 2017
JOSELITO MÜLLER do Besta Fubana fala do PROJETO DE LEI que PODE PROIBIR MURETA ANTI-MANJA ROLA
BRASÍLIA – Um projeto de
lei polêmico foi aprovado na manhã de hoje pela Comissão de Constituição e
Justiça da Câmara dos Deputados e poderá mudar a maneira como a rapaziada tira
água do joelho em todo o país.
A proposta pretende
proibir as chamadas “muretas anti-manja rola” sob argumento de combater a
homofobia.
“ESSE TIPO DE OBSTÁCULO VISUAL SÓ SERVE PARA DIFICULTAR A
INTERAÇÃO ENTRE USUÁRIOS DE MICTÓRIOS, CRIMINALIZANDO UMA ATITUDE CORRIQUEIRA E
QUE DEVE SER FOMENTADA PELO ESTADO BRASILEIRO”, DIZ A JUSTIFICATIVA DA
PROPOSTA.
Segundo um de seus
formuladores, “eu gosto de dar uma olhada quando a rapaziada vai ao banheiro,
mas isso não significa que sou homossexual por isso. Essa proposta também é
interessante para heterossexuais que curtem manja rola”.
O projeto será levado ao
plenário e caso aprovado por dois terços em dois turnos na câmara e no senado,
será incluído no texto da Constituição Cidadã.
A “democracia” dos sem-vergonha - Leonardo Boff
Efetivamente nenhum brasileiro merecia tamanha
humilhação a ponto de tantos sentirem vergonha de ser brasileiros.
Os parlamentares, incluídos os senadores,
representam antes os interesses corporativos dos que financiaram suas campanhas
do que os cidadãos que os elegeram.
Vox Populi/CUT: Lula lidera intenções de voto para 2018 em todos os cenários
Pesquisa realizada pelo instituto de pesquisas
Vox Populi, encomendada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e divulgada
nesta sexta-feira (4), mostra que a popularidade do ex-presidente Luiz Inácio
Lula da Silva para as eleições de 2018 se manteve estável, mesmo após a
condenação do petista pelo juiz federal Sergio Moro.
Na sondagem, Lula lidera as intenções de voto
para a presidência da República no segundo turno em quatro cenários
pesquisados: contra Jair Bolsonaro (PEN-RJ) ou João Doria (PSDB-SP), Lula
alcança 53% das intenções de voto; se os candidatos forem Geraldo Alckmin
(PSDB-SP) ou Marina Silva (Rede-AC), Lula bate ambos com 52% dos votos.
Nesses cenários imaginados pela pesquisa,
Bolsonaro teria 17% dos votos. Já Alckmin, Doria e Marina alcançariam, no
máximo, 15% do total de votos, cada um.
O Vox Populi destaca uma variação de 40% em
junho para 42% agora de entrevistados que afirmam que votariam no
petista. Para Marcos Coimbra, diretor do Instituto Vox Populi, vários
dados pesquisa podem explicar porque Moro não acabou com as intenções de voto
positivas no ex-presidente.
“Um deles, muito importante, é que, para 42%
dos entrevistados, Moro não provou a culpa de Lula no caso do tríplex do
Guarujá. Para 32%, Moro provou e, outros, 27% não souberam ou não quiseram
responder”, afirma Coimbra
Leia:
.hierophant.com.br/
As Borboletas Morreram
Aquelas
que viviam no estômago
Postado
por Luíza Maira Silva em 05/08/2017
19:45:01
Procurei uma
música pra mandar pra ele
Só pra puxar
assunto, assim meio que de manha
Assim, de manhã
Daí se deu o
desatino:
Não me lembrava de
sequer uma música!
Se a nossa
paixonite era plantada narte
Agora é desfeita
em partes da minha memória canábica.
Perdeu-se então a
arte das palavras que enfeitavam nossas bocas ávidas
E pior:
perderam-se as melodias que me remetiam a ele
Não lhe mandei
nada
Porque já não
havia nada a mandar
Nem a receber
Mandei o silêncio
vazio de uma saudade já há muito esquecida.
As borboletas
morreram. De morte natural, vale ressaltar.

5 de ago. de 2017
NO BRAZZIL, AINDA HOJE, O LEITE NÃO CHEGA PARA UM GRANDE NÚMERO DE CRIANÇAS.
Como a roupa feita a partir do leite tornou-se a altura da
moda na Itália de Mussolini
"No futuro, você poderá escolher entre beber um copo de leite e usar
um".
POR MICHAEL WATERS
28 DE JULHO DE 2017
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Worker at SNIA Viscosa, 1953 MONDADORI PORTFOLIO/GETTY IMAGES |
Em 1909, Filippo Tommaso
Marinetti - um membro dos letrados italianos que estudaram no Egito, na
França e na Itália - publicou seu Manifesto Futurista radical, um
documento cujas exaltações de ruptura tecnológica inflamaram o movimento do
Futurismo italiano.
Marinetti pediu a arte que
abraçou novas inovações como automóveis, guerra glorificada, "lutou"
pela moral e eliminou bibliotecas e museus, que se concentraram muito no
passado.
O futurismo italiano que ele
gerou se revoltou contra os antigos: a poesia futurista, por exemplo, muitas
vezes descartou regras de gramática e apareceu em confusões não-lineares,
enquanto as pinturas futuristas experimentaram a perspectiva e o colapso do
espaço.
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Umberto Boccioni, “The City Rises,” 1910. MUSEUM OF MODERN ART/PUBLIC DOMAIN |
A moda era um fascínio
particular dos futuristas. Desde 1914, com a publicação do manuscrito
"Manifesto Futurista de Vestuário Masculino" de Giacomo Balla, o
debate sobre a forma como os italianos devem vestir-se nos círculos de
Marinetti. Os futuristas queriam que os fabricantes criassem roupas de
" novos
materiais revolucionários ", como papel, papelão, vidro,
papel alumínio, borracha, peixe, cânhamo e gás.
In 1920, the “Manifesto of Futurist Women’s
Fashion” added a new material to this list: milk.
A ideia não era inteiramente
nova. Entre 1904 e 1909, o químico alemão Frederick Todtenhaupt tentou transformar
subprodutos de leite em um substituto de seda fibrosa. Embora seus
esforços falharam, sua premissa subjacente intrigou a banda de Futuristas de
Marinetti. Muitos começaram a especular que o leite era o tecido do futuro
e um dia compreenderia todos os estilos de vestimenta.
Não era tão louco quanto poderia
soar. A lã é uma proteína, portanto, em um nível molecular, possui uma
estrutura muito similar à caseína, a proteína encontrada no leite. Os
químicos simplesmente precisavam descobrir como processar a caseína de uma
forma que imitava a textura da lã.
Assim, para que as roupas à base
de leite aconteçam, Marinetti e os Futuristas italianos precisavam aguardar a
recuperação da tecnologia.
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Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944) PUBLIC DOMAIN |
Esse momento ocorreu na década
de 1930, quando o primeiro-ministro italiano, Benito Mussolini, começou seu
empenho no país para conseguir a autossuficiência econômica. Mussolini
entrou no escritório em 1922, em meio ao ressentimento popular por o que muitos
viram como o arsenal rígido britânico, francês e americano no Tratado de
Versalhes. Marinetti foi um de seus primeiros proponentes. Em 1919, o
Partido Político Futurista de curta duração de Marinetti - uma tentativa de
trazer ideias futuristas para o governo - se fundiu com o Partido Fascista
Italiano de Mussolini. Os dois eram associados - Mussolini chamou
Marinetti de " Fascista
fervoroso " - e eles compartilhavam o objetivo de
fortalecer a economia italiana em preparação para as próximas guerras.
Uma maneira que eles conseguiram
isso? Vestuário de leite.
No início da década de 1930,
Mussolini ordenou aos italianos que criassem mais de seus próprios produtos e,
ao fazê-lo, inovassem "um estilo italiano em mobiliário, decoração de
interiores e vestuário [que] ainda não existe".
Como muitos no governo fascista,
ele fixou suas esperanças em tecidos artificiais, um mercado no qual a Itália
se mostrou dominante. Como os futuristas haviam proposto anteriormente,
muitas empresas italianas começaram a usar materiais orgânicos - em vez de
sedas e lãs menos comuns - para desenvolver têxteis.
O primeiro grande sucesso da
Itália veio com rayon, uma seda artificial feita de celulose. Em 1929, a
nação tornou-se o principal produtor mundial de material, com 16 por
cento da produção total de rayon.
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O partido responsável pela parte
do leão desse rayon era uma empresa têxtil conhecida como SNIA Viscosa. Em
1925, o SNIA representava 70 por cento das fibras artificiais da Itália,
crescendo tão grande que se tornou a primeira empresa da nação a ser listada em
bolsas de valores estrangeiras (em Londres e Nova York).
E em 1935, a SNIA Viscosa
adquiriu os direitos sobre um novo tipo de fibra: uma lã sintética à base de
leite que, com base no trabalho anterior de Todtenhaupt, o engenheiro italiano
Antonio Ferretti aperfeiçoou recentemente. Esta nova fibra de leite foi
apelidada de linital (uma composição de lana , que significa lã
e ital , da Itália).
O processo de produção lanital
que Ferretti foi pioneiro foi assim: primeiro, os cientistas adicionaram ácido
ao leite vazio, que separou a caseína. A caseína foi então dissolvida até
desenvolver uma consistência viscosa. Em seguida, de acordo com o TEMPO ,
a caseína foi "forçada através de fieiras como macarrão, passou por um
banho químico endurecedor, [e] cortou em fibras de qualquer comprimento
desejado." O resultado? Uma substância que imitava lã.
Um vídeo britânico Pathé de 1937 oferece
um vislumbre raro desse processo, encerrando uma previsão incrível: "no
futuro, você poderá escolher entre beber um copo de leite e usar um".
Para Mussolini, o lanital era
engenhoso. A Itália, como a maioria das nações, estava desperdiçando
bilhões de libras por ano em excesso de leite desnatado. Lanital deu-lhes
uma maneira barata de reutilizá-lo e, considerando-o de outra forma teria
languidado, ofereceu muita
explosão por seu dinheiro : 100 libras de leite continham cerca
de 3,7 quilos de caseína, o que traduzia para 3,7 quilos de lanital.
Embora o lanital não fosse tão
forte nem tão elástico como a lã real, Mussolini permaneceu firmemente
encantado. Este era o tipo de inovação italiana de que queria mais.
Assim, em 1935, após sua invasão
da Etiópia resultou em fortes sanções da Liga das Nações (um protótipo
pós-Primeira Guerra Mundial para as Nações Unidas) que mais isolou a Itália,
Mussolini voltou toda a atenção para o lanital.
Então, mais do que nunca,
Mussolini precisava alcançar a auto-suficiência econômica que
desejava. Ele investiu cada vez mais no que a Itália fazia melhor: têxteis
artificiais. De acordo com Karen
Pinkus , os tecidos artificiais, incluindo o lanital,
tornaram-se "uma obsessão central
para o regime".
A SNIA Viscosa recebeu grandes somas de ajuda
governamental, e seu novo e promissor tecido de leite ganhou forte apoio: até 1937, foram
produzidos surpreendentes 10 milhões
de libras de lanital . Os conselhos têxteis estatais
começaram a publicar cartazes de propaganda pedindo aos cidadãos que
" Vestir de
maneira italiana ". Os futuristas, encantados com a nova proeminência
das fibras de leite, elogiaram com entusiasmo a invenção e a ingenuidade do
governo fascista.
O próprio Marinetti tornou-se um
poeta em residência para a SNIA. O poema de 1938 intitulado "O Poema
da Torre Viscosa" elogiou a empresa têxtil, enquanto "O Poema
Simultâneo da Moda Italiana" agradeceu à empresa por sua
"italianidade, dinamismo, autonomia, [e] criatividade exemplares".
Mas o mais memorável foi o seu
"Poema do vestido de leite", que foi publicado em um livro de
propaganda ilustrado, e que apresentou algumas escolhas
escritas em louvor ao lanital:
E deixe este leite complicado
ser bem-vindo poder poder poderemos exaltar isso
LEITE DE AÇO REFORÇADO
LEITE DE GUERRA
LEITE MILITARIZADO.
A propaganda
funcionou. Lanital tornou-se omnipresente em toda a Itália, e o sonho
futurista da roupa do leite pareceu tornar-se realidade.
Em abril de 1937, a publicação
britânica The Children's Newspaper informou que
"lã de leite" havia se infiltrado em trajes, vestidos, roupas e até
mesmo bandeiras italianas: "uma ordem surgiu que bandeiras e bandeiras
sejam feitas deste material, dos quais os italianos são extremamente orgulhoso."
De fato, em 1938, a SNIA Viscosa
se propôs a espalhar roupas à base de leite ao redor do mundo. Dois anos
depois, vendeu patentes para oito países (Holanda,
Polônia, Alemanha, Bélgica, Japão, França, Canadá, Checoslováquia e
Inglaterra).
No entanto, havia um país em
particular que a SNIA Viscosa esperava conhecer: os Estados Unidos.
Os EUA eram um alvo natural para
as fibras de leite da SNIA Viscosa. Desde o início da década de 1920, os
americanos discutiram a caseína como uma ponte potencial entre os setores
agrícola e industrial e como uma forma de repurpose seus 50 bilhões
de libras por ano de excesso de leite desnatado.
Em 1900, Henry E. Alvord, presidente
de várias faculdades agrícolas americanas, sugeriu que a caseína fosse usada em
cola, botões e pentes. Durante a Primeira Guerra Mundial, a caseína
apareceu em uma pintura que cobriu asas do avião; Até 1940, apareceu nas
teclas do piano. Caseína também foi encontrada em certos tipos de papel
americano, onde anexou minerais para liberar um brilho brilhante.
Então SNIA Viscosa pensou - por
que não também na roupa?
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Lanital production at SNIA Viscosa, captured by Pathé News
|
Com a ajuda do governo italiano, a SNIA
despachou emissários de moda como a jornalista americana Marguerite Caetani,
italiana e virada, para promover vestuário lanital em Nova York. A dez
1937 TEMPO artigo descreve como Caetani recrutados socialites americanas
como Mona Bismarck-quem Chanel, uma vez eleita a “Mulher Mais Bem Vestido do
Mundo” -para modelo high-end vestidos à base de leite para o público americano.
Seus esforços deram certo: em
1941, uma equipe do Atlantic Research Associates - uma divisão da National
Dairy Corporation - começou a produzir o lanital sob o nome de aralac
("ARA" como no American Research Associates + lac , Latin
for "milk").
As novas fibras de leite foram
um sucesso. Como a SNIA esperava, a cena da moda de Nova York fixa-se em roupas
à base de aralac, e aralac denunciou brevemente a sofisticação. Mas quando
os EUA se juntaram à Segunda Guerra Mundial, encontrou um uso mais universal:
equipamentos militares.
Aralac foi
misturado com rayon para produzir chapéus , proporcionando aos
historiadores modernos um fato trivial para superar todos os fatos triviais:
durante a Segunda Guerra Mundial, soldados americanos usavam leite para a
batalha.
Aralac se espalhou tão
rapidamente em todo os Estados Unidos - logo apareceu em casacos, ternos e
vestidos - que um artigo da LIFE de 1944 declarou :
"Muitos cidadãos dos EUA, sem saber disso, estão usando roupas feitas de
leite desnatado".
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Mas, apesar do período inicial
de lua de mel, os tecidos à base de leite logo ficaram fora de favor em todo o
mundo. Apesar do exagero da imprensa sobre o seu luxo, o lanital foi muito
mais fraco do que a lã, e quebrou facilmente. As faixas frequentemente
surgiram quando passadas a ferro. Mas o mais condenável era o odor pútrido
que esses tecidos às vezes expulso: " quando
úmido, [lanital e aralac] cheirava a leite azedo, causando muitas queixas dos
consumidores ".
Em 1948, a produção caiu nos
Estados Unidos. Logo após, SNIA Viscosa começou a concentrar sua energia
em outros produtos sintéticos. Sua reputação tomou um enorme golpe após a
Segunda Guerra Mundial, quando as botas infusadas de linital, cobertores e
uniformes militares - que Mussolini acreditava que resistiam ao gás venenoso -
de fato fizeram pouco para proteger os soldados italianos e levaram a 2.000 casos
de congelamento durante uma Batalha contra a França. De
qualquer forma, produtos sintéticos mais baratos estavam inundando o mercado,
classificando o lanital.
No entanto, esse não é o fim da
história.
Ao longo das décadas, a roupa à
base de leite permaneceu popular entre os futuristas, e nos últimos anos, as
fibras provocaram um ressurgimento.
Em 2011, houve a estreia da
empresa de roupas alemã Qmilch, cujos produtos de moda são fabricados quase que
inteiramente com caseína. Iniciado pelo microbiologista alemão e designer
Anka Domaske, a Qmilch oferece produtos que requerem menos produtos químicos do
que o lanital das décadas de 1930 e 1940. Um vestido único custa cerca de
US $ 200 e US $ 230 e é feito de seis litros de leite.
Segundo a Reuters ,
o rótulo de moda Mademoiselle Chi Chi, um produtor de roupas high-end que é
favorito de celebridades americanas como Mischa Barton e Ashlee Simpson, também
começou a vender roupas à base de leite. A popular linha de vestuário
Heattech da Uniqlo, também, é
parcialmente feita a partir de proteínas do leite .
Hoje, essas roupas são
especialmente atraentes porque são biodegradáveis e sustentáveis. Na
verdade, como a sociedade global continua a enfatizar a reutilização, não se
pode deixar de pensar que talvez os Futuristas de Marinetti estivessem corretos
o tempo todo. Talvez o nosso futuro esteja com o vestido do leite.
Atlas
Obscura
BRAZZIL %
OBSERVADO PELO
CONGRESSO NACIONAL - PELO MINISTÉRIO PÚBLICO - PELA POLICIA FEDERAL - PELA OAB - PELA CORTE - PELO EUA - PELA ONU - PELA GLOBO - PELA BANDEIRANTE - PELA ELITE
BRASILEIRA - PELO VELHO MUNDO INSACIÁVEL - PELA VEJA - PELO BESTA FUBANA - PELA
FIESP E PELO POVO BRASILEIRO E, PORTANDO A MESMA FOME DE PODER QUE LEVOU À CONDENAÇÃO DA ARROGÂNCIA DE DILMA, O DONO
DO PMDB - AMIGO DO PSDB - AMIGO DO DEM E DO PP, O PRESIDENTE DO BRAZZIL MICHEL
TEMER, USANDO RECURSOS PÚBLICOS, VAI COMPRANDO SUA PERMANÊNCIA NO PODER MARCANDO O SEU GADO.
MORÔ, gigante?
O trabalho patrocinado pelo capital faz da gente escravos deles.
Pensava que as pessoas queriam arroz com feijão, couve, angu, saladinha
e franguinho ensopadinho, todos os dias, pra ficar fortinhos.
Quando candidato a prefeito de minha cidade pobre e linda, escolhi como
fundo musical para a minha propaganda eleitoral no rádio, a primeira musica
deste disco; que só depois de muito tempo, um amigo ingrato, quebrando minha
inocência, disse ser este mestre cantor poeta, um baiano e não um barranqueiro mineiro,
como santamente idolatrava.
O que ninguém disse, foi o quanto melhor seria ‘musicar’ aqueles 80
segundos de tempo que eu tinha, ilustrando um belo e gordo sanduba de bifes de
entulhos com ovos de hormônios, fatias bombásticas de bacon e batatinhas, pra
ficar gordinho.
Violeiro
Elomar Figueira Melo
Vô cantá no canturi primero
as coisa lá da minha mudernage
qui mi fizero errante e violêro
Eu falo séro e num é vadiage
E pra você qui agora está mi ôvino
Juro inté pelo Santo Minino
Vige Maria qui ôve o qui eu digo
Si fô mintira mi manda um castigo
Apois pro cantadô i violero
Só hái treis coisa nesse mundo vão
Amô, furria, viola, nunca dinhêro
Viola, furria, amô, dinhêro não
Cantadô di trovas i martelo
Di gabinete, lijêra i moirão
Ai cantadô já curri o mundo intêro
Já inté cantei nas portas di um castelo
Dum rei qui si chamava di Juão
Pode acriditá meu companhêro
Dispois di tê cantado u dia intêro
o rei mi disse fica, eu disse não
(REFRÃO)
Si eu tivesse di vivê obrigado
um dia inantes dêsse dia eu morro
Deus feiz os homi e os bicho tudo fôrro
já vi iscrito no Livro Sagrado
qui a vida nessa terra é u'a passage
E cada um leva um fardo pesado
é um insinamento qui
derna a mudernage
eu trago bem dent'do
coração guardado
(REFRÃO)
Tive muita dô di num tê nada
pensano qui êsse mundo é tud'tê
mais só dispois di pená pelas istrada
beleza na pobreza é qui vim vê
vim vê na procissão u Lôvado-seja
i o malassombro das casa abandonada
côro di cego nas porta das igreja
i o êrmo da solidão das istrada
(REFRÃO)
Pispiano tudo du cumêço
eu vô mostrá como faiz o pachola
qui inforca u pescoço da viola
rivira toda moda pelo avêsso
i sem arrepará si é noite ou dia
vai longe cantá o bem da furria
sem um tustão na cuia u cantadô
canta inté morrê o bem do amô.
as coisa lá da minha mudernage
qui mi fizero errante e violêro
Eu falo séro e num é vadiage
E pra você qui agora está mi ôvino
Juro inté pelo Santo Minino
Vige Maria qui ôve o qui eu digo
Si fô mintira mi manda um castigo
Apois pro cantadô i violero
Só hái treis coisa nesse mundo vão
Amô, furria, viola, nunca dinhêro
Viola, furria, amô, dinhêro não
Cantadô di trovas i martelo
Di gabinete, lijêra i moirão
Ai cantadô já curri o mundo intêro
Já inté cantei nas portas di um castelo
Dum rei qui si chamava di Juão
Pode acriditá meu companhêro
Dispois di tê cantado u dia intêro
o rei mi disse fica, eu disse não
(REFRÃO)
Si eu tivesse di vivê obrigado
um dia inantes dêsse dia eu morro
Deus feiz os homi e os bicho tudo fôrro
já vi iscrito no Livro Sagrado
qui a vida nessa terra é u'a passage
E cada um leva um fardo pesado
é um insinamento qui
derna a mudernage
eu trago bem dent'do
coração guardado
(REFRÃO)
Tive muita dô di num tê nada
pensano qui êsse mundo é tud'tê
mais só dispois di pená pelas istrada
beleza na pobreza é qui vim vê
vim vê na procissão u Lôvado-seja
i o malassombro das casa abandonada
côro di cego nas porta das igreja
i o êrmo da solidão das istrada
(REFRÃO)
Pispiano tudo du cumêço
eu vô mostrá como faiz o pachola
qui inforca u pescoço da viola
rivira toda moda pelo avêsso
i sem arrepará si é noite ou dia
vai longe cantá o bem da furria
sem um tustão na cuia u cantadô
canta inté morrê o bem do amô.
29 de jul. de 2017
Por ALBERTO DE LIMA; Blog coágulos
Espero,
e espero.
As flores
murcharam, o sol se suicidou no mar.
Tua ausência fria
queimada
e eu sigo
esperando.
Sob a tempestade,
encharcado, o relógio se apressa,
A Lagarta se
transforma em borboleta, caem mais pétalas
de minha alma que se veste de flor, e a alma se escapa.
E eu ainda estou
esperando.
28 de jul. de 2017
Fim de Estrada (Cartola e Angenor de Oliveira)
Infelizmente
Não iremos ao fim da estrada
Eu bem sei que estás cansada
E eu também cansei
Só peço que respeites
O nome que te dei
E pelo amor de Deus
Não negues que te amei
Já me convenço
Bem melhor não ter partido
Veja agora o resultado
Nós somos dois perdidos
Faz o que te digo, amor
Vá, voltes daqui
Eu quero te ver contente
Te ver alegre
Sempre a sorrir
Não iremos ao fim da estrada
Eu bem sei que estás cansada
E eu também cansei
Só peço que respeites
O nome que te dei
E pelo amor de Deus
Não negues que te amei
Já me convenço
Bem melhor não ter partido
Veja agora o resultado
Nós somos dois perdidos
Faz o que te digo, amor
Vá, voltes daqui
Eu quero te ver contente
Te ver alegre
Sempre a sorrir
Felicidade é viver
Estou
vivendo apenas há dois anos nesta última idade e até o momento tudo aqui tem
sido fascinante. Aqui nada é distante, nada mais é oculto. Fecho os olhos e
vejo minha infância, minha adolescência e minha juventude. Tudo o que me trouxe
até aqui. A morte também está há um fechar de olhos. Não existem mais dúvidas. Não
há mais medo. Ansiedade não tem lugar aqui. Pena, é que a permanência aqui só é
permitida até ali.Vivo feliz.
Pipes of Peace
A Grande Guerra, a
que também chamaram esperançosamente «a guerra para acabar com as guerras»,
tinha começado a meio do Verão, em Julho de 1914. Os soldados a caminho da
frente de batalha estavam genuinamente convencidos de que a luta seria breve e
chegaria ao fim antes do Natal. Tal não aconteceu. O horror prolongou-se
por quatro longos anos e fez mais de 16 milhões de mortos.(...)
(...) O ânimo com que
oficiais e soldados partiram para a frente cedo esmoreceu. Com a chegada dos
frios do Outono e logo a seguir dos rigores maiores do Inverno, começou a
instalar-se o desânimo, um desespero surdo no fundo da miséria lamacenta das
trincheiras. Acredito que, se dependesse dos soldados anónimos dos dois lados
do conflito, a guerra poderia ter acabado naquele Dia de Natal de 2014, faz
hoje cem anos.
Faz hoje cem anos
que, em vários pontos ao longo da frente ocidental, soldados britânicos e
alemães fizeram espontaneamente uma trégua, confraternizaram, improvisaram até
partidas de futebol e — o que mais me comove — deram juntos sepultura aos
camaradas caídos na terra-de-ninguém.
Em 1983 Paul McCartney lançou o álbum Pipes
of Peace. O vídeo da canção-título recriava a trégua de quase 70 anos antes:
(Um resumo de Trégua de Natal Posted by Teresa at 1:24 da manhã blog gota de ran tan plan - quinta-feira, 25 de dezembro de 2014)
Melhor é ficar calado pra não comentar sobre o preço que pagamos para colocar esse negócio na Praça da Cultura. Parece que em breve, muito breve mesmo, a Praça vai precisar de um novo piso. Um grande número de pedras está se soltando, ficando bastante perigoso para caminhar.
MORTE À CALÇADA PORTUGUESA
Hoje, quando ia a sair para levar a Cacau à rua, vinha a
filha de uns vizinhos a chegar, com o bébé nos braços, que tropeçou na
malfadada calçada.
Para não magoar o bébé, caiu bastante mal, torceu o pé e
caiu de costas. Começou a chorar de dores e entregou-me logo o miúdo, que
também chorava, para os braços. Felizmente, para ele, foi apenas um susto e
sossegou logo nos meus braços. Já ela, ficou com um entorse valente no pé e
sabe-se lá mais o quê nas costas.
Posto isto, quando é que arrancam de vez esta porcaria?
Isto não é uma calçada, não é um pavimento. É um instrumento de tortura.
Estou saturada de assistir a 38495894584968 quedas, lesões e ferimentos. Estou saturada de ver esta porcaria a dar cabo da vida das pessoas e acabar de vez com a qualidade de vida aos idosos porque, nessa idade, uma perna, braço, cabeça ou bacia partida significa o fim de muita coisa.
Estou saturada de ver as pessoas a fazerem equilibrismo para se manterem em pé. De ver a acessibilidade negada a quem anda de cadeiras de rodas ou tem dificuldades de locomoção.
Eu própria tenho uma cicatriz de seis centímetros no joelho esquerdo, que não me deixa esquecer uma queda, cujo resultado foram uma série de pontos internos e externos e várias semanas sem poder andar. E sim, estava de sapatos rasos.
Quando é que percebem que a questão não é a manutenção? É uma pedra escorregadia, onde o passar dos anos só o piora. São cubos pequenos mas que, por mais alinhados estejam, vão dar sempre azo a muitos acidentes.
Quando é que passamos de vez para o século XXI? Também já tivemos o tempo da terra batida e o que mais. Quando é que olham para outras cidades e países e percebem que o objectivo de um pavimento é facilitar a locomoção? Madrid aqui tão perto tem um pavimento excelente e em lado algum impossibilita uma cadeira de rodas de circular.
Sim, também gostaria de andar de saltos sem arriscar ficar com os pés, joelhos e o que mais feridos, torcidos ou partidos, cada vez que saio à rua. Ora que grande treta! Isso acontece até de ténis.
Se é bonita? É! Mas arranquem-na de vez e coloquem-na num museu para admirar. Coloquem a legenda "Era sobre este instrumento de tortura que os portugueses tentavam deslocar-se e, como consequência, muitos sofreram na pele e nos ossos a sua beleza. Arranquem-na! Pobres brasileiros que herdaram esta porcaria, ainda mais perigosa num clima húmido
.
Arranquem-na! Arranquem-na de vez e passemos ao século XXI. Coloquem-na num museu.
Arranquem-na do país inteiro. Para que não tenhamos de assistir ou protagonizar mais episódios como o de hoje.
Arranquem esta porcaria de vez e terminem com o suplício que é caminhar sobre ela!
Isto não é uma calçada, não é um pavimento. É um instrumento de tortura.
Estou saturada de assistir a 38495894584968 quedas, lesões e ferimentos. Estou saturada de ver esta porcaria a dar cabo da vida das pessoas e acabar de vez com a qualidade de vida aos idosos porque, nessa idade, uma perna, braço, cabeça ou bacia partida significa o fim de muita coisa.
Estou saturada de ver as pessoas a fazerem equilibrismo para se manterem em pé. De ver a acessibilidade negada a quem anda de cadeiras de rodas ou tem dificuldades de locomoção.
Eu própria tenho uma cicatriz de seis centímetros no joelho esquerdo, que não me deixa esquecer uma queda, cujo resultado foram uma série de pontos internos e externos e várias semanas sem poder andar. E sim, estava de sapatos rasos.
Quando é que percebem que a questão não é a manutenção? É uma pedra escorregadia, onde o passar dos anos só o piora. São cubos pequenos mas que, por mais alinhados estejam, vão dar sempre azo a muitos acidentes.
Quando é que passamos de vez para o século XXI? Também já tivemos o tempo da terra batida e o que mais. Quando é que olham para outras cidades e países e percebem que o objectivo de um pavimento é facilitar a locomoção? Madrid aqui tão perto tem um pavimento excelente e em lado algum impossibilita uma cadeira de rodas de circular.
Sim, também gostaria de andar de saltos sem arriscar ficar com os pés, joelhos e o que mais feridos, torcidos ou partidos, cada vez que saio à rua. Ora que grande treta! Isso acontece até de ténis.
Se é bonita? É! Mas arranquem-na de vez e coloquem-na num museu para admirar. Coloquem a legenda "Era sobre este instrumento de tortura que os portugueses tentavam deslocar-se e, como consequência, muitos sofreram na pele e nos ossos a sua beleza. Arranquem-na! Pobres brasileiros que herdaram esta porcaria, ainda mais perigosa num clima húmido
.
Arranquem-na! Arranquem-na de vez e passemos ao século XXI. Coloquem-na num museu.
Arranquem-na do país inteiro. Para que não tenhamos de assistir ou protagonizar mais episódios como o de hoje.
Arranquem esta porcaria de vez e terminem com o suplício que é caminhar sobre ela!
Publicada por Alexandra à(s) 9:03 da manhã
1 comentário:
Luna disse...
1 comentário:

Esta é uma discussão que já tive sei lá quantas vezes, inclusive com o meu consorte, que achava muito linda. Isto até há 3 semanas a minha sogra ter caído, partido um pé em dois sítios e ter tido que ser operada, pq escorregou/tropeçou na puta da calçada.
...do blog Português Leite Condensado às
Colheradas
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